Bora viajar no universo de sabores?
O Turismo gastronômico, desperta as mais deliciosas sensações, fomentar essa atividade nos proporciona uma tremenda experiência e ainda resgata nossa cultura, história e identidade.
Definição: É conhecer a culinária local com suas peculiaridades, os pratos e produtos típicos e curtir a experiência de forma calma e tranquila.
Um destino é composto de história, cultura, eventos, lazer, atrativos e a culinária local, portanto quando se conhece um prato típico, além de movimentar a economia do destino, você cria um elo com este lugar e na sua caixinha de memórias novas emoções despertam.
Segue alguns exemplos e referencias culinárias do nosso país:
- Acarajé- Bahia
- Baião de dois – Ceará
- Tutu de Feijão e torresmo – Minas Gerais
- Moqueca- Espirito Santo
- Empadão – Goiás
- Bolo de Rolo – Pernambuco
- Feijoada – Rio de Janeiro
- Churrasco – Rio Grande de Sul
Vejam a importância deste setor nos mais diversos países do mundo :
- Wurst – Alemanha
- Parrillada – Argentina e Uruguai
- Moussaka – Grécia..
- Lámen – China e Japão
- Menemen -Turquia
- Spaghetti alla carbonara – Itália
- Ratatouille –França
- Tacos – México
- Esfirra – Árabe
Vale lembrar que nossa região possui as mais diversas opções de produtos:
- Truta – Piracaia
- Uva Niágara – Jundiaí
- Morango – Atibaia
- Linguiça – Bragança Paulista
Os Roteiros Gastronômicos se destacam em todos os destinos, vejam alguns pontos positivos para a comunidade:
Fomenta a economia local e o desenvolvimento da economia criativa
Apoia o associativismo
Utiliza produto e ingrediente regional
Diminui o êxodo rural
Capacita e desenvolve a mão de obra
Desenvolve a consciência cultural e histórica
Diminui a sazonalidade
Alguns exemplos de atividades da área gastronômica que se destacam aos olhos dos apaixonados por gastronomia e vale a pena realizar.
Festivais gastronômicos, concursos, tours por vinícolas, cachaçarias, cervejarias, feiras e exposições.
Acompanhando a tendência os empresários procuram desenvolver pacotes, que vão além dos restaurantes, são visitas guiadas as fazendas e plantações, agregando valor ao seu negócio e impulsionando o desenvolvimento desta cadeia produtiva.
“Da Terra ao prato”
“Da colheita a xicara”
“Do campo a mesa”
“Da colheita a taça”
Bora conhecer um pouco mais deste segmento¿ Depois me conta como foi essa deliciosa experiência.
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.