Planejamento, controle de indicadores e decisões baseadas em dados são fatores essenciais para garantir a continuidade dos negócios, diz especialista
O equilíbrio financeiro é um desafio constante para empresas brasileiras que buscam resultados concretos e aumento de lucratividade. Somente em janeiro de 2025, mais de 160 pedidos de Recuperação Judicial foram registrados no país, um crescimento de 8,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian. Até abril, o total chegou a 638 solicitações. Em 2024, o Brasil registrou 2.273 pedidos, o maior volume desde o início da série histórica, representando alta de 61,8% em relação ao ciclo anterior.
Desafios da gestão empresarial
Para o especialista em estratégia empresarial Kleber Amora, o cenário ainda é desafiador. “Muitos empreendimentos nascem com boas ideias, mas sem estrutura financeira suficiente para sustentá-las. A falta de clareza sobre números, a ausência de planejamento e decisões tomadas com base em intuição ainda são realidades em boa parte do mercado”, afirma.
Segundo ele, companhias devem buscar resultados mensuráveis e, quando necessário, contar com consultorias que auxiliem na melhoria de indicadores como fluxo de caixa, margem de contribuição, EBITDA e retorno sobre o patrimônio (ROE). “O que falta, muitas vezes, é unir a estratégia certa, uma gestão eficiente e disciplina na execução”, completa.
Consultoria e diagnóstico individualizado
Amora, que também é CEO da Berry Consultoria — empresa que já atendeu mais de 4 mil marcas —, explica que entender os entraves ao crescimento sustentável exige uma análise do estágio de maturidade da empresa, de seus principais desafios operacionais e financeiros. “Definidos os objetivos do projeto, prazos de execução e metodologias mais adequadas, consultores especializados ficam com a responsabilidade de implementar soluções que gerem impacto no curto e médio prazo”, afirma.
Os setores financeiro, de gestão comercial e de precificação estão entre os que mais influenciam o caixa das empresas. “Nosso modelo é modular, então trabalhamos com a lógica de priorizar ações com potencial real de retorno financeiro, e não com base na extensão de um contrato”, explica o especialista.
Tecnologia como aliada
A Berry Consultoria utiliza inteligência artificial em todas as etapas dos projetos, da análise de dados à elaboração de cenários e planos de ação. A tecnologia contribui para acelerar decisões e aumentar a precisão das recomendações. “Além da entrega técnica, também treinamos os líderes para que estejam bem preparados para atuarem de forma mais estratégica, por meio de uma cultura voltada para a eficiência e lucratividade”, destaca Amora.
Ele conclui que resultados sustentáveis só se mantêm quando as empresas assumem autonomia após o processo de consultoria. “O que buscamos é fortalecer a autonomia do cliente para que continue evoluindo mesmo após o encerramento do projeto. Resultados sustentáveis nascem de decisões bem fundamentadas e de processos que funcionam com clareza e controle”.

