Há um meme viral na internet que diz que o IRPF é o portão do Enem dos adultos. Vocês concordam?

Enquanto temos pessoas que sequer, fizeram a senha Gov br e muito menos acessaram os bancos para puxar os extratos, há quem já está antenado para consultar a restituição.

Restituição essa que não tem uma previsão certa de recebimento, mas, fica disponível no site https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/ (cuidado com os sites fake, se não assistiram ao Fantástico ontem, busquem na internet e assistam sobre os riscos de compartilhar, senhas, documentos, até a nossa voz e imagem com quem não conhecemos).

Eu já falei sobre o calendário aqui em matérias anteriores, e não vou facilitar para vocês assim, tenho mais leitores kkkk. Normalmente as consultas são liberadas na primeira semana do mês, com pagamento no último dia útil.

A cada lote liberado é comunicado nas grandes mídias: Foi liberado lote de restituição! Aí sai todo mundo desesperado para consultar, o site sai fora do ar, os contadores ficam malucos mas, na segunda semana normaliza e é possível consultar se o tão esperado dinheirinho vem no final daquele mês.

Mas voltando ao prazo de entrega vou confessar aqui para vocês, em 20 anos de agonia, eu nunca vi um ano mais fácil que este para ter acesso as informações necessárias para você declarar todo o seu amor ao Fisco. Tendo a senha Gov.Br, na declaração pré preenchida já vem: despesas médicas, ações, bens adquiridos e registrados no cartório, rendimentos que sofreram algum tipo de retenção ou quando isentos acima de 40, ou seja, resta somente conferir, acessar o App do banco e pegar os informes e atualizar pagamento de bens financiados e de escolas/faculdades.

Então nem preciso de contador?! Pode ser que nem precise mesmo, basta ter conhecimento para analisar a melhor opção no programa, verificar se não está gastando mais do que comprando, se os valores estão lançados nos campos corretos e BINGO! A prestação de contas ao Fisco está feita.

Se mesmo assim você quiser viver perigosamente e fazer a sua declaração, entregue logo, e acesso o portal e-CAC para verificar se não caiu em malha fina. Vou até deixar o link aqui para os mais empenhados em conhecer sobre o assunto: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/ o acesso pode ser feito via Gov br ou pelo código de acesso que é gerado com os dois últimos recibos de entrega de declarações.

Perceberam que a análise continua sendo a cereja do bolo mas, a coleta dos documentos ficou aos menos 60% facilitada. Com isso, aquela conversa de deixar para última hora por ter que separar documentos não vai colar mais.

Se agiliza aí e presta as contas logo e tira esse estigma de que fazer a declaração do IRPF é algo ruim, quem sabe você não tem algo a restituir…

Quer entender melhor e conseguir fazer a leitura da sua declaração? Vem, que no caminho eu te explico!

Quer ler sobre mais temas?

Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *