Da Redação. reportagem: Priscila Seabra.

A região contabilizou mais de 23 mil empregos em 2021, apesar da pandemia, e vem recebendo diversos incentivos governamentais em favor dos produtores rurais. Após dois anos com seus principais eventos adiados, 2022 promete ser promissor para a cidade.

Com mais de 1300 unidades produtoras, o setor agrário no município de Bragança e Região  apresenta grande diversidade. Algumas das cadeias mais produtivas são a pecuária de leite e de corte, o reflorestamento, a suinocultura, o plantio de milho, horticultura, fruticultura, produção de sementes de hortaliças, flores e plantas ornamentais, a ovinocaprinocultura, a avicultura de corte, cafeicultura, apicultura. Além, ainda, do turismo rural que também é forte. 

Em 2021, mesmo com a pandemia, Bragança Paulista, em comparação com Atibaia e Itatiba, foi a que mais contratou, o que comprova que a cidade segue crescendo. Conforme divulgado pela Prefeitura de Bragança, o ano passado contabilizou 23.854 admissões, entre janeiro e novembro. O setor de agropecuária abriu 260 novas posições. 

No ano passado, o município conquistou o 2º lugar entre mais de 400 municípios cadastrados no Programa “Cidadania no Campo – Município Agro”. O projeto incentiva o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário e é executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras que fazem parte do Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O incentivo ao agronegócio não para por aí. Para apoiar os produtores rurais da região, o Programa Patrulha Agrícola, da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, disponibiliza equipamentos e serviços destinados à conservação do solo e da lavoura. O programa oferece custo inferior ao praticado no mercado, possibilitando ao produtor uma economia de até 60%.   

A cidade também é conhecida pela tradicional Expoagro Bragança, que desde 1950 vem se diversificando, com oportunidades para atividades da economia agrícola e trazendo turistas para a cidade. A partir de 1980, a feira passou a dividir espaço com a Festa do Peão. Após dois anos com o evento cancelado, ainda não foi divulgada informação oficial sobre a festa de 2022. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *