Hoje quero falar com vocês sobre infraestrutura turística e equipamentos turísticos
Sem dúvida o assunto está aquecido e na boca do povo, principalmente em Atibaia. Vale lembrar que estamos num país absolutamente novo neste segmento e que muita coisa ainda deve ser feita no âmbito federal, estadual e nos municípios.
Tenho hábito de refletir sobre os rumos desta atividade e quais devem ser os próximos passos?
Em meu humilde ponto de vista, precisamos desenvolver um planejamento para o futuro: o que queremos? Onde queremos chegar? Quais são nossas potencialidades ? O turismo deve estar neste futuro?
E os equipamentos públicos que temos, estão sendo preservados e cuidados?
Definido estes pontos, vamos em frente e incluir esse projeto no Plano Diretor do Município, dar base legal as ações de planejamento e acima de tudo ampliar o engajamento de todos, principalmente da população, pode público e empresários.
Sabemos que o turismo é fonte de desenvolvimento socioeconômico, porém ele pode se tornar grande exemplo de guardião do meio ambiente, sim tudo isso através de políticas públicas, especialistas, técnicos, ações do terceiro setor, empresários e novos formatos de arranjos sociais
Modelos de gestão e empreendimentos sustentáveis se espalham no mundo, baseados nas ODSs e no ESG.
Quero dizer que existem ferramentas para todas empresas, infraestruturas e equipamentos turísticos serem mais inovadores e corretamente desenvolvidos.
Porque ser contra esse tipo de negócio?
Ainda temos tantos exemplos de cidades que se tornaram referência em destino turístico através de seus atrativos naturais.
Através do turismo inteligente e sustentável ocorrerá:
Geração de emprego
Capacitação.
Qualidade de vida .
Preservação ambiental.
Valorização da cultura e história local.
Divulgação e fortalecimento da gastronomia.
Entre tantos outros fatores que contribuirão para um cidade melhor.
Estou falando aqui do turismo estruturado e planejado.
Gostaria que essa reflexão tocasse seu coração e seu pensamento.
O turismo além das vantagens acima citadas, é uma atividade que desperta memórias, novas experiências, aproxima família e amigos, cria vínculos… trabalhar com isso é muito gratificante.
Uma cidade turística promove essas experiências e automaticamente também recebe esses benefícios.
Pense nisso.
Reflita e apoie essa causa.
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.