Esse é um dos temas mais usados por influencers… mas…. Claro que eu não vim para falar de moda né?!


Vendo vídeos nas redes sociais me questionei: então quer dizer que, quando queremos causar uma boa impressão, procuramos as melhores referências, as mais atualizadas, mais antenadas e na hora de formalizar o negócio dos sonhos entregamos na mão de qualquer pessoa, curiosos, familiares, alguém que encontramos na fila do banco e que disse que era fácil fazer, bastava assistir aos vídeos na internet… é isso? Igual ao que fazemos com assuntos bem menos importantes, certo?


É, hoje vou falar sobre formalização!

E formalizar um negócio não é só entrar no site da Receita Federal e gerar um CNPJ.
Se formalizar é muito mais: é escolher a atividade correta, é fazer a consulta municipal para saber se aquela atividade pode ser exercida naquele endereço, é estar apto a emitir NF, ter alvará válido, saber montar o custo do seu produto e serviço para fazer da forma correta – tudo para não chutar a cara do fisco e dar de cara com uma fiscalização.


Tudo isso??? Sim, e tem muito mais. Mas, hoje, vou falar apenas sobre escolher o local para se estabelecer.

Aah, essa é fácil Carol! Eu vou na imobiliária, procuro um imóvel, alugo e procuro o contador para abrir a minha empresa… Ou melhor, eu abro na minha casa mesmo porque o meu amigo que trabalha com essas coisas de prefeitura me disse que não tem problema, tem uma empresa que faz a mesma coisa que eu vou fazer do outro lado da minha rua.

Tsc, tsc…

Sabe de nada inocente…


Primeiro passo ANTES de assinar o contrato do imóvel é fazer a consulta de viabilidade. Cada município fornece essa consulta por um meio. Mas você precisa se resguardar e ter isso documentado!
Ao pensar em abrir o seu negócio, consulte um profissional habilitado e solicite a ele que faça a consulta de viabilidade e guarde esse documento como ouro, porque o ‘jeitinho’ muitas vezes se desfaz quando as gestões mudam. E você não quer ter uma multa contratual, muito menos ter que mudar de endereço, gerando custos desnecessários ao seu negócio porque deixou de fazer algo tão simples.

Base legal: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim/abra-sua-pessoa-juridica/passo-1-consulta-previa/orientacoes

Fica a dica!

Quer acompanhar mais conteúdos como esse e sugerir temas que necessitem ser explicados de um jeitinho diferente? Sugere aí!

Quer criticar também, ou nos corrigir, pode mandar, estamos aqui para aprender juntos!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *