Estudo global da Sinch aponta que 56,8% dos consumidores no Brasil escolhem o smartphone para compras, índice bem acima da média mundial de 37,8%

São Paulo, outubro de 2025 – Os hábitos digitais de compra estão colocando o Brasil na liderança global do mobile commerce. De acordo com a pesquisa internacional The State of Customer Communications 2025, realizada pela Sinch, 56,8% dos consumidores brasileiros afirmam preferir fazer compras de itens não alimentícios pelo celular. A média mundial registrada foi de 37,8%.

Promoções e conveniência digital

O levantamento mostra que promoções têm maior impacto no Brasil. Enquanto globalmente 57,6% dos consumidores são atraídos por frete grátis, no Brasil o índice chega a 84,4%. Já as reduções de preço motivam 73,9% dos brasileiros, contra 50,4% no mundo.

Além disso, 42,4% dos entrevistados no país disseram que atualizações em tempo real sobre preço e disponibilidade aumentam o interesse por promoções, evidenciando a importância da conveniência na jornada digital.

IA e mensageria em destaque

Os brasileiros também demonstram maior confiança em soluções digitais baseadas em inteligência artificial. Para 45,1% dos consumidores, recomendações personalizadas de chatbots de IA são “muito úteis”, contra 25,6% globalmente. Já 75,5% confiam nessas ferramentas para obter informações sobre rastreamento e prazos de entrega, percentual acima dos 52,3% mundiais.

A pesquisa mostra ainda que 73,3% dos brasileiros afirmam que retornariam para concluir uma compra ao receber um lembrete de carrinho abandonado via RCS, reforçando a força da mensageria na fidelização.

Segurança e logística como diferenciais

Outro ponto de destaque é a valorização da segurança digital: 67,3% dos consumidores no Brasil se sentem mais protegidos ao usar autenticação adicional, contra 48,8% globalmente. Já 82,9% destacam que notificações em tempo real sobre entregas ajudam a evitar roubos de pacotes. A possibilidade de trocas e devoluções diretamente por aplicativos de mensagens também é valorizada.

“O Brasil está na vanguarda da transformação digital no varejo. Os consumidores brasileiros não apenas adotam o mobile commerce mais rapidamente que a média global, mas também confiam mais em tecnologias digitais — como IA e mensageria — e valorizam a conveniência e segurança em cada etapa da compra”, afirma Mario Marchetti, diretor-geral da Sinch para a América Latina.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *