Nova métrica Global Net Project Success Score destaca o impacto da gestão eficaz na performance de setores como indústria, construção, saúde e serviços financeiros

A medição de desempenho em projetos tem evoluído para além da tradicional “tripla restrição” de escopo, prazo e orçamento. Com foco na geração de valor para empresas e comunidades, o sucesso de projetos agora está diretamente relacionado à percepção dos stakeholders e ao impacto real das iniciativas.

O Project Management Institute (PMI), principal instituição global de gestão de projetos, conduziu a maior pesquisa já realizada sobre o tema, analisando 50 anos de estudos e coletando respostas de quase 10 mil pessoas em 139 países. O resultado foi a criação do Global Net Project Success Score (NPSS), uma métrica que equilibra sucessos e fracassos, atingindo uma média global de 36.

Medição de desempenho e impactos por setor

O PMI identificou variações significativas nas taxas de sucesso entre setores. Indústria, construção, saúde e serviços financeiros apresentaram desempenhos acima da média global do NPSS. Em contrapartida, projetos governamentais e de consultoria ficaram abaixo da média.

“Regulamentações rígidas e flexibilidade limitada frequentemente adicionam camadas de complexidade aos projetos governamentais, dificultando a adaptação conforme necessário. Por outro lado, projetos de consultoria frequentemente enfrentam desafios para estabelecer resultados mensuráveis, e os critérios de sucesso podem ser subjetivos, levando à insatisfação do cliente. Como o relatório destacou, gerenciar a percepção é crucial para o sucesso do projeto”, explica Carolina Latorre, diretora regional do PMI na América Latina.

Para o presidente e CEO do PMI, Pierre Le Manh, a medição de desempenho é essencial para garantir o alinhamento estratégico dos projetos. “Projetos que definem critérios de sucesso desde o início, implementam sistemas de medição de desempenho e acompanham continuamente os resultados dobram sua pontuação no NPSS”, afirma.

O papel da equipe e impacto social

O estudo também apontou fatores críticos que impactam positivamente o sucesso dos projetos. Entre eles, estão o moral da equipe, que pode aumentar a taxa de sucesso em 4,2 vezes; financiamento adequado, que amplia as chances em 3,3 vezes; e gestão eficaz de recursos, que impacta em 3,1 vezes.

“Uma equipe engajada e valorizada é essencial para a eficiência da gestão de um projeto. Não adianta investir apenas em recursos financeiros se o capital humano não estiver motivado e dedicado ao projeto de forma que consiga atrair financiamento e gerir os recursos”, destaca Le Manh.

Outro ponto relevante foi o impacto social dos projetos. Segundo o NPSS, iniciativas que medem sustentabilidade e responsabilidade social têm 2,6 vezes mais chances de sucesso. “Isso reforça a necessidade de uma gestão focada em melhoria contínua e adoção de práticas centradas no valor agregado aos envolvidos”, explica Le Manh.

Com um panorama mais abrangente sobre o sucesso dos projetos, as organizações devem ir além da eficiência operacional e considerar fatores como impacto social, satisfação do cliente e qualidade dos resultados entregues. “A abordagem de medir o sucesso de um projeto apenas com base em escopo, prazo e orçamento se mostrou insuficiente. O foco agora deve estar nos resultados reais gerados para empresas, comunidades e a sociedade como um todo”, conclui o CEO do PMI.

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