Você é aquele tipo de pessoa perfeccionista, que não posta nada nas redes sociais enquanto não se sente totalmente seguro, analisa cada detalhe, se não estiver aprovado por você, prefere não postar ou compartilhar um conteúdo?

Vamos imaginar uma situação:

Você decide postar nas redes sociais sobre o seu serviço ou produto. Sabe que os reels no Instagram estão muito em alta, mas acha que uma página no Youtube é mais apropriada e com isso, inicia o seu planejamento.

Montar um estúdio, com um fundo apropriado, comprar os equipamentos mais modernos de imagem, investir em som de qualidade, estudar sobre iluminação para que nada saia pela metade, afinal, a perfeição é o seu principal objetivo.

Esse hábito é importante, já que precisamos trabalhar a nossa imagem para demonstrar as nossas qualidades e criar autoridade em nossa empresa. O que não podemos deixar que aconteça, é esse excesso de perfeição te paralisar, não permitindo que você avance nos seus objetivos, por não achar bom o suficiente.

Voltando ao nosso exemplo…

Você não tem condições financeiras agora para prosseguir nesse projeto, então não tira ele da gaveta, e com isso, não faz uma página boa no Instagram, não posta vídeos no reels e nem compartilha conteúdo.

A minha provocação para você é:

Existe um caminho do meio?

É possível começar de forma mais simplificada, postando com o que você tem em mão, e depois, conforme o projeto cresça e ganhe força, você invista nele para agilizar o seu crescimento?

Comece com o que você tem em mãos, e eu falo isso em todos os sentidos. Não consegue abrir uma loja para vender os seus produtos, venda nas redes sociais, na vizinhança, para os amigos dos amigos.

Quer iniciar um projeto, mas não tem dinheiro, inicie com baixo custo, estrutura enxuta, assim você tem um fôlego maior e menos pressa para que ele tenha retorno rápido, já que você não criou dívida antes da hora.

Fazer planejamento é fundamental para cada passo da nossa vida e empresa, mas podemos simplificar um pouco as nossas decisões e realizar o que está ao seu alcance.

O meu recado principal é, comece.

Grave o seu primeiro reels, ou o seu vídeo no Youtube, ou faça a sua primeira venda. Não estará perfeito. Cuide dos detalhes que estão ao seu alcance, fundo do vídeo e o português correto. Essa primeira ação que você irá realizar, precisa estar bom, não ótimo.

O segundo será melhor, e o terceiro melhor ainda.

Já falei esta frase e vou repetir: O ótimo, é inimigo do bom. Você quer tanto o ótimo, que acaba não fazendo nada, então foque no bom, que o ótimo virá, como consequência, naturalmente, a partir do seu objetivo de melhorar sempre.

Deixo um trecho do poema “Brasil, seja monarca do mundo”, que gosto muito, do filósofo e poeta Dr Daisaku Ikeda.

Não faz mal que seja pouco,

o que importa é que o avanço de hoje

seja maior que o de ontem.

Que nossos passos de amanhã

sejam mais largos que os de hoje.

Comece, avance, dê um passo de cada vez, e não se esqueça de me contar como foi a experiência.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *