Sim, o trocadilho é fácil. E não deixa de ser real. O mundo do marketing direcionado à venda de unidades franqueadas de Drogarias, as quais chamamos de farmácias no dia a dia, tratam quase sempre do ganho em cima do valor máximo ao consumidor. Valor esse que sequer é praticado e não pode ser parâmetro para trabalhar o desenvolvimento do negócio.
Franqueadores precisam, podem e devem mostrar a importância do negócio, a questão estratégia, a transferência de conhecimento, o famoso know-how, e como a influência da marca deles pode agregar valor, logística e reduzir custo ao ponto de sua Drogaria (franqueada) poder ter números competitivos em um mercado dominado por grandes redes.
O cenário prático traz muitas empresas que aprendem com erros e acertos. Erros delas, as franqueadoras, custos seus, franqueados. Desacertos que colocam à prova contratos mal redigidos, mal lidos e influenciados por uma pressa de curto prazo versus oportunidade. Exija a COF – Circular de Oferta de Franquia, uma obrigação legal, essencial no franchising, que detalha todas as informações financeiras, jurídicas e operacionais de uma rede de franquias. E não deixe de entrevistar atuais operadores e ex-membros da rede..
Invista tempo na construção da ideia do seu negócio, mas sobretudo na concretização do mesmo. Em todos os cenários, se for necessário, contrate especialistas no ramo para tomar uma decisão mais consciente possível. Não se curve com projeções que ignoram localização, região e tratam apenas do macro para vender que o ‘ponto de venda precisa amadurecer’ para que se tenha mais informações.
É na prática que as coisas acontecem? Sim. Mas é no planejamento que se tornam possíveis conquistas memoráveis. No mundo dos negócios, nada é por acaso. O PMC – Preço Máximo ao Consumidor não é um parâmetro e não é praticado (apesar da insistência das redes franqueadoras). Um investimento acima de 400 mil deve ser construído com estratégia, o seu investimento nesse ramo de negócios também deve ser.

Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.

