Você sente aquele frio na barriga ao falar em público ou ao se expor para um grupo de pessoas. Quando você pensa em arriscar e começar um novo projeto o coração dispara e você começa a transpirar, preocupado e pensando que será julgado pelas pessoas ao seu redor?
Todas essas mudanças no nosso corpo são causadas quando sentimos medo.
O medo é uma emoção natural e instintiva que aparece como resposta a uma percepção ou sensação de perigo, uma ameaça ou situação desconhecida. Ele gera uma resposta de alerta no nosso corpo, preparando para reagir e se defender diante de uma ameaça em potencial. Só que esse perigo pode ser real ou imaginário. O medo é uma emoção complexa, mas é algo natural, ele serve para a preservação da vida.
É importante sentir medo, mas ele não pode te paralisar.
Eu listei algumas dicas de como driblar o medo e seguir em frente
Entenda o seu medo
Identifique o que está gerando esse medo e liste como pode trabalhar para eliminá-lo.
Tenha claro o seu objetivo
Saber o que você quer colocar em prática é fundamental para reconhecer se o medo é real ou se é uma ansiedade e medo do desconhecido
Identifique os seus pontos de melhoria
O que você pode melhorar para que o seu medo não se concretize
Trabalhe cada um desses pontos
Após identificar, é hora de colocar em prática os pontos de melhoria e desenvolver-se pouco a pouco, mas nunca se paralisar.
Acredite em você
A confiança é algo importante e pode te ajudar a enfrentar seus medos
Comemore cada conquista
Se algo te provoca medo e você venceu esse sentimento, é importante comemorar. Não importa se foi algo pequeno na visão dos outros, o que importante é que você deu um passo importante e foi corajoso.
Recomece quando necessário e evolua constantemente
Todos os dias estamos recomeçando um novo projeto, uma nova história, então tenha paciência com o seu desenvolvimento e recomece cada vez que for necessário.
Espero que você enfrente seus medos mais internos com essas dicas, e cresça em sua trajetória empresarial e empreendedora.
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.