Da Redação. Por: Elaine Lina. (Foto da posse da nova gestão do Conselho. Crédito: divulgação Comtur Atibaia)
Com a missão de fortalecer o turismo em Atibaia, a nova diretoria do COMTUR tomou posse no dia 4 de fevereiro, definindo estratégias para aprimorar a posição da cidade como destino turístico de destaque no estado de São Paulo
O Conselho Municipal de Turismo de Atibaia (COMTUR) iniciou as atividades da nova gestão no dia 4 de fevereiro sob a liderança da presidente Fernanda Cidral Milz e do vice-presidente Ricardo Vicente. Com foco em parcerias e desenvolvimento sustentável, o órgão declarou estar comprometido com o desenvolvimento estratégico do setor turístico na cidade.
A nova presidente, Fernanda Cidral Milz – empresária que representa o Pedra Grande Adventure Park -, traz para sua liderança um vasto histórico de experiências, tanto na esfera empresarial quanto em atividades conselheiras no próprio COMTUR. Fernanda destaca: “Nosso foco será desenvolver projetos que consolidem Atibaia como um destino turístico de referência, valorizando nossas belezas naturais, cultura e infraestrutura de lazer“. Ao lado de Fernanda na nova gestão estão Ricardo Vicente, vice-presidente, representando o Atibaia 4×4, Vittoria Marina, da Agência Panorama Viagens, como secretária executiva e André Cunha, da Play Play, como secretário adjunto.
Ricardo Vicente cita a importância da sinergia entre os setores público e privado: “Vamos trabalhar para ampliar parcerias e fomentar iniciativas que qualifiquem a experiência dos visitantes e movimentem a economia local.”

Protagonista experiente no setor turístico local, Fernanda Cidral Milz contou ao JVN que participa do COMTUR desde 2009. Associada à tradicional Pousada Pedra Grande Atibaia, que é administrada por sua família desde 1977, Fernanda assumiu, junto com seu esposo, a liderança do negócio em 2008. A pousada, situada no principal ponto turístico da cidade, oferece um leque diversificado de atividades de aventura e ecoturismo.
“Eu já atuei como conselheira várias vezes e, desde o começo, minha participação no COMTUR foi visando contribuir para o crescimento sustentável do turismo em nossa cidade. Minha experiência tanto como empreendedora do turismo quanto na governança colaborativa valida meu compromisso em propor, em conjunto com toda a equipe do Conselho, políticas públicas efetivas,” afirma Fernanda sobre sua motivação e potencial à frente do conselho. E complementa: “A nossa gestão acredita no coletivo. Acredita na união.”
Sobre o COMTUR Atibaia e as metas para o turismo na cidade
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) – órgão com atribuições consultivas e deliberativas -, visa criar condições favoráveis ao incremento do turismo local. A nova gestão propõe valorizar o turismo de aventura, ecoturismo e outros setores afins, além de fomentar a cultura, gastronomia e religião, com a meta de consolidar Atibaia como um destino atraente e diversificado.
Segundo o Conselho, os desafios nesta nova etapa incluem intensificar estratégias focadas no transporte e na comunicação, além de explorar novas parcerias que permitirão a cidade evoluir em um ambiente competitivo e globalizado. À frente destas iniciativas, a nova diretoria do COMTUR declarou estar comprometida a articular esforços conjuntos, buscando um turismo cada vez mais robusto e alinhado ao desenvolvimento econômico da região.

