Quem de nós nunca pensou, nem mesmo que em almoços aos fins de semana, em ter uma nova fonte de renda? São ideias que hoje se apresentam já formatadas por muitas empresas. O segmento de franquias no Brasil teve seu início nos anos 1960, tendo conseguido se estruturar melhor apenas na década seguinte. É um seguimento de negócios que vem crescendo e, em 2022, representou 2,7% do PIB nacional.
Mas como e onde investir?
Questionamentos e dúvidas são comuns em investidores. E, neste texto, vamos considerar investidor todo aquele que possui um valor determinado a investir em um novo negócio, mas não tem domínio técnico dos processos, serviços e/ou produto. E, nessa parte, o desafio é escalado e se torna ainda maior por um simples fato: depender de um outro profissional técnico específico.
A especialização, em si, não é um problema. A questão perpassa pela disponibilidade da mão de obra específica, pelo custo de reposição dessa mão de obra. Pelo grau de autonomia que esse profissional, capacitado ou não – frente à disponibilidade do mercado, vai precisar ter para gerir sua nova companhia.
Em tempo, esse não é o único desafio. Existem diversas empresas que oferecem seus negócios formatados, organizados. Contudo, é preciso entender o tempo e a experiência que tal negócio já possui – bem como a necessidade que ele gera ou resolve – antes de dar mais um passo.
Olhares e análises apressadas inviabilizam segundos e terceiros anos de muitas empresas. Saber escolher por meio de um processo de ‘anamnese’ é fundamental para entender o investimento necessário frente aos desafios envolvidos na operação do novo negócio. Conhecer outros franqueados, outras lojas/unidades por conta própria, perceber-se como cliente desse novo negócio pode te ajudar a decidir ou não por ele.
Entender sua capacidade de absorver e ter domínio do desafio do novo projeto, desde a compra dos insumos/produtos necessários até a captação de cliente, culminando com uma expectativa de payback são pontos cruciais no processo de tomada de decisão em ter ou não um novo negócio. Investir em uma franquia é apenas o último passo de um processo muito maior que passa por análises de posicionamento dentro do segmento, engajamento da marca ou tipo de serviço, necessidade e concorrência, especialização e valor. Antes de dar qualquer passo sozinho, procure o Sebrae da sua região ou por meio do site https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae e se informe, se instrua e receba consultorias que podem te ajudar antes que valores estejam na mesa de negociação com franqueadoras e proprietários de imóveis. Dinheiro mal investido é dinheiro que deixou de gerar bem-estar para sua família. Pense nisso!
Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.