Em parceria com a Maturi, a marca oferecerá a capacitação gratuitamente em programa com três meses de duração e que inclui aulas online e encontros ao vivo; inscrições vão até 08 de maio

De acordo com a FGV, a Economia Prateada ainda enfrenta desafios significativos no mercado de trabalho: 70% das mulheres 45+ relatam dificuldades na recolocação profissional, enquanto 35% ingressam no empreendedorismo por necessidade, sem acesso a capacitação ou redes de apoio. Ao reconhecer que o envelhecimento é uma experiência singular e diversa, impactada por diferentes vivências e interseccionalidades, o Boticário lança a segunda edição de Novos Começos, programa voltado à capacitação e aceleração profissional de mulheres acima de 45 anos.

Desenvolvido em parceria com a Maturi, consultoria referência em ações com foco em diversidade etária e geracional nas organizações com impacto direto no mercado de trabalho para o público no Brasil, a iniciativa reforça o Pacto Prateado ao reafirmar o compromisso da marca com a inclusão de profissionais 45+, impulsionando mulheres a transformarem desafios em oportunidades no empreendedorismo. 

De acordo com pesquisa da FGV, estima-se que até 2040, 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos, consolidando esse segmento como relevante para o crescimento econômico e inovação. No entanto, quando analisamos a presença de mulheres mulheres 50+ no mercado, esse grupo ainda enfrenta desafios significativos: apenas 1,4% das mulheres com mais de 50 anos estão em empresas brasileiras (Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022).

Renata Gomide (foto divulgação)

No Boticário, acreditamos na importância de iniciativas que contribuam para a inserção de mulheres 45+ no mercado, seja por meio da capacitação para a empregabilidade ou pelo fortalecimento de seus empreendimentos. Com o Novos Começos, buscamos oferecer ferramentas concretas para fomentar oportunidades e protagonismo profissional“, afirma Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário.

É com base nesses cenários, que Novos Começos foi estruturado – para oferecer trilhas de aprendizado com o objetivo de potencializar mulheres 45+ para o mundo do trabalho, seja para potencializar seu negócio, buscar nova colocação profissional ou se destacar em sua carreira atual. O programa é 100% gratuito, composto por carga horária de 20 horas e duração de três meses, com aulas e palestras ministradas por especialistas e profissionais do mercado. 

As inscrições estarão abertas até 08/05 e poderão ser feitas no site maturi.in/novoscomecos. Para essa nova edição, que ocorrerá de maio a agosto, as primeiras 200 mulheres que se inscreverem terão acesso ao conteúdo completo, incluindo as aulas gravadas e os encontros ao vivo. A partir da 201ª inscrita, 2500 mulheres terão acesso aos workshops e módulos temáticos presentes na plataforma.

Andrea Tenuta (foto divulgação)

A parceria com a Maturi amplia o alcance do programa, conectando as participantes a uma rede de especialistas e profissionais voltados à Economia Prateada (conjunto de atividades econômicas voltadas para atender às necessidades, desejos e demandas da população com mais de 45 anos). “Nosso objetivo é promover a valorização e o fortalecimento da atuação das mulheres 45+ no mercado. A experiência e a maturidade são ativos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, e iniciativas como essa são essenciais para garantir maior equidade e oportunidades“, complementa Renata. 

As mulheres 45+ enfrentam desafios únicos no mercado de trabalho. Embora representem uma força de conhecimento, experiência e resiliência, ainda lidam com preconceitos relacionados à idade e ao gênero. Que privilégio é poder gerar impacto com programas como o Novos Começos em parceria com o Boticário“, afirma Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi.

Movimento #OldToWork

Como parte do compromisso contínuo com a diversidade etária, o Boticário lança, em parceria com a agência GUT, no dia 08/04 o movimento #OldToWork, uma provocação ao mercado sobre a valorização da experiência e competência das mulheres 45+. Inspirado no selo global #OpenToWork no LinkedIn, a marca cria o #OldToWork, que transforma essa narrativa para evidenciar que idade não pode ser uma barreira para empregabilidade e crescimento profissional.

O movimento tem início com a VP de Marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, que incorpora o selo ao seu perfil, engajando lideranças e empresas na reflexão sobre os vieses etários em contratações e no estímulo à inclusão efetiva desse público no mundo corporativo.

Serviço

Programa Novos Começos – 2a edição – O Boticário e Maturi

Duração do programa completo: de maio a agosto de 2025.

Inscrições: até 08/05/2025 – pelo site maturi.in/novoscomecos

Importante: As primeiras 200 mulheres que se inscreverem terão acesso ao conteúdo completo, incluindo as aulas gravadas e os encontros ao vivo. A partir da 201ª inscrita, 2500 mulheres terão acesso online aos workshops e módulos temáticos presentes na plataforma.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *