Em parceria com a Maturi, a marca oferecerá a capacitação gratuitamente em programa com três meses de duração e que inclui aulas online e encontros ao vivo; inscrições vão até 08 de maio
De acordo com a FGV, a Economia Prateada ainda enfrenta desafios significativos no mercado de trabalho: 70% das mulheres 45+ relatam dificuldades na recolocação profissional, enquanto 35% ingressam no empreendedorismo por necessidade, sem acesso a capacitação ou redes de apoio. Ao reconhecer que o envelhecimento é uma experiência singular e diversa, impactada por diferentes vivências e interseccionalidades, o Boticário lança a segunda edição de Novos Começos, programa voltado à capacitação e aceleração profissional de mulheres acima de 45 anos.
Desenvolvido em parceria com a Maturi, consultoria referência em ações com foco em diversidade etária e geracional nas organizações com impacto direto no mercado de trabalho para o público no Brasil, a iniciativa reforça o Pacto Prateado ao reafirmar o compromisso da marca com a inclusão de profissionais 45+, impulsionando mulheres a transformarem desafios em oportunidades no empreendedorismo.
De acordo com pesquisa da FGV, estima-se que até 2040, 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos, consolidando esse segmento como relevante para o crescimento econômico e inovação. No entanto, quando analisamos a presença de mulheres mulheres 50+ no mercado, esse grupo ainda enfrenta desafios significativos: apenas 1,4% das mulheres com mais de 50 anos estão em empresas brasileiras (Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022).

“No Boticário, acreditamos na importância de iniciativas que contribuam para a inserção de mulheres 45+ no mercado, seja por meio da capacitação para a empregabilidade ou pelo fortalecimento de seus empreendimentos. Com o Novos Começos, buscamos oferecer ferramentas concretas para fomentar oportunidades e protagonismo profissional“, afirma Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário.
É com base nesses cenários, que Novos Começos foi estruturado – para oferecer trilhas de aprendizado com o objetivo de potencializar mulheres 45+ para o mundo do trabalho, seja para potencializar seu negócio, buscar nova colocação profissional ou se destacar em sua carreira atual. O programa é 100% gratuito, composto por carga horária de 20 horas e duração de três meses, com aulas e palestras ministradas por especialistas e profissionais do mercado.
As inscrições estarão abertas até 08/05 e poderão ser feitas no site maturi.in/novoscomecos. Para essa nova edição, que ocorrerá de maio a agosto, as primeiras 200 mulheres que se inscreverem terão acesso ao conteúdo completo, incluindo as aulas gravadas e os encontros ao vivo. A partir da 201ª inscrita, 2500 mulheres terão acesso aos workshops e módulos temáticos presentes na plataforma.

A parceria com a Maturi amplia o alcance do programa, conectando as participantes a uma rede de especialistas e profissionais voltados à Economia Prateada (conjunto de atividades econômicas voltadas para atender às necessidades, desejos e demandas da população com mais de 45 anos). “Nosso objetivo é promover a valorização e o fortalecimento da atuação das mulheres 45+ no mercado. A experiência e a maturidade são ativos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, e iniciativas como essa são essenciais para garantir maior equidade e oportunidades“, complementa Renata.
“As mulheres 45+ enfrentam desafios únicos no mercado de trabalho. Embora representem uma força de conhecimento, experiência e resiliência, ainda lidam com preconceitos relacionados à idade e ao gênero. Que privilégio é poder gerar impacto com programas como o Novos Começos em parceria com o Boticário“, afirma Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi.

Movimento #OldToWork
Como parte do compromisso contínuo com a diversidade etária, o Boticário lança, em parceria com a agência GUT, no dia 08/04 o movimento #OldToWork, uma provocação ao mercado sobre a valorização da experiência e competência das mulheres 45+. Inspirado no selo global #OpenToWork no LinkedIn, a marca cria o #OldToWork, que transforma essa narrativa para evidenciar que idade não pode ser uma barreira para empregabilidade e crescimento profissional.
O movimento tem início com a VP de Marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, que incorpora o selo ao seu perfil, engajando lideranças e empresas na reflexão sobre os vieses etários em contratações e no estímulo à inclusão efetiva desse público no mundo corporativo.
Serviço
Programa Novos Começos – 2a edição – O Boticário e Maturi
Duração do programa completo: de maio a agosto de 2025.
Inscrições: até 08/05/2025 – pelo site maturi.in/novoscomecos
Importante: As primeiras 200 mulheres que se inscreverem terão acesso ao conteúdo completo, incluindo as aulas gravadas e os encontros ao vivo. A partir da 201ª inscrita, 2500 mulheres terão acesso online aos workshops e módulos temáticos presentes na plataforma.