Consolidar relacionamento do consumidor com as empresas no ambiente digital pode ser um diferencial, de acordo com especialista

Com o comércio tão competitivo, especialmente nas datas comemorativas, é importante que as marcas estejam sempre atentas às mudanças de comportamento dos consumidores. O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 23 bilhões no comércio, de acordo com uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a Offerwise Pesquisas. E é possível que parte dessas compras seja realizada no comércio eletrônico.

O e-commerce tem se tornado uma tendência de negócio muito relevante para a economia do país. Até o fim do ano, a previsão de faturamento é de cerca de R$ 205,11 bilhões neste ano, conforme indica a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para Daniela Torres, Sócia e CEO da Simples Inovação, empresa modeladora de e-commerces, as lojas precisam observar atentamente os hábitos de consumo de seus clientes no ambiente digital.

Além de oferecer um produto de excelência, é claro, os lojistas devem avaliar o que mais impacta seus consumidores online e utilizar essas informações estrategicamente. Para aumentar as vendas em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, que se aproxima, algumas práticas aplicadas às lojas virtuais podem servir“, explica o executivo.

Daniela separou algumas dicas simples que podem ajudar na hora das vendas. Confira:

Experiência do cliente

Tudo que envolve a jornada de compra, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, deve ser considerado como um ponto de melhoria constante. Cumprir o prazo de entrega, entregar embalagens apresentáveis, apresentar uma loja virtual intuitiva, promover check-out sem atritos e disponibilizar tecnologias de logística reversa são fatores capazes de conquistar e fidelizar a clientela.

“A experiência de compra faz toda a diferença. No e-commerce, pode aumentar e muito as chances de o cliente voltar a comprar na mesma empresa no futuro”, explica Daniela.

Plataformas digitais

A presença de uma loja online nas mídias sociais é inevitável e faz parte do planejamento para atingir o público-alvo desejado. No entanto, é preciso utilizar as plataformas digitais de maneira estratégica, entregando conteúdos da empresa para a audiência certa, priorizando a interatividade e linguagem correta conforme o cliente que se deseja conquistar. A longo prazo, o uso da Inteligência Artificial com o tráfego pago também pode contribuir para otimizar o alcance e a análise dos usuários. 

Estar atento às tendências nas plataformas digitais é muito pertinente para o comércio eletrônico, fomentando o bom posicionamento da marca na internet. Por isso, investir na produção de conteúdo, identidade visual e mídia paga é um passo sagaz“, comenta Daniela.

Promoções

Um velho hábito conhecido pelo varejo para atrair os clientes é a oferta de promoções, brindes e cupons de desconto. Apesar de comum, é possível investir na proposta de maneira criativa e inovadora, como promoções para famílias e combos de presente. 

Esse é o momento ideal para trabalhar na base de clientes da empresa. Por exemplo, uma campanha de recompra através de e-mail marketing pode atrair a clientela para o negócio, sem custos de anúncios“, pontua Daniela.

Kits personalizados

A ideia de presentear alguém com algo único também pode atrair novos clientes em busca de personalização. Por isso, montar kits de acordo com o perfil do consumidor é uma opção viável para pequenas e médias empresas, pois estreita o relacionamento entre marca e cliente.

“A personalização agrega valor ao produto, aumenta o ticket médio das vendas e ainda melhora a satisfação da pessoa presenteada, que irá receber um produto que tenha match perfeito com sua personalidade”, conclui Daniela.

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