Érica Borgonovi & Eduardo do Vale

Hoje tivemos uma manhã energizante regada com negócios e relacionamentos profissionais. Quer conhecer um pouco mais sobre quem somos?

‘Bóra’ para essa leitura.

Nas apresentações principais da reunião tivemos duas aulas – uma sobre autoconhecimento e outra sobre como automatizar o seu negócio. E, com muito carinho, os palestrantes do dia (Érica Borgonovi e Eduardo do Vale) deixam a seguir uma pitadinha do que pudemos vivenciar.

I – Olá! Você sabe como viver uma Vida Nível 10?

Sou Érica Borgonovi, Master Coach na empresa de Treinamento & Coaching “Vida Nível 10” e faço parte da equipe de Networking Profissional BNI Gold Atibaia.

Venho falar um pouco sobre como ‘viver’ e não apenas ‘existir’. Sobre dois reinos: existência e liberdade.

Para que possamos experimentar o melhor que a vida tem a nos oferecer e viver uma vida boa – esta que estamos chamando aqui de vida nível 10 -, as ferramentas de coaching podem ajudar muito.

Esta profissão está no Brasil há cerca de apenas 20 anos – se você ainda não conhece bem, de forma breve posso garantir que o objetivo principal do Processo de Coaching é desenvolver competências e habilidades comportamentais para que o Coachee (cliente) tenha mais e melhores resultados.

Sendo assim, na área em que o cliente quiser trabalhar: liderança, vendas, gestão do tempo, qualidade de vida etc, o coaching acelera os resultados e traz equilíbrio entre a vida profissional e pessoal também.

E a dica de hoje, na apresentação que fizemos ao vivo aos membros e visitantes de nossa equipe BNI, foi: ROTINA!

Viver com equilíbrio e satisfação, tanto em casa quanto no trabalho.

E ‘Rotina’ não é monotonia. É seguir o dia inteiro com presença, foco e resultados de excelência.

Contudo, se falamos em bem-estar, esta rotina não caberá se for formatada por outra pessoa. Quem sabe qual é a melhor rotina para você, é você mesmo!

E este é o grande encantamento do coaching – o cliente é conduzido a encontrar o ideal para si mesmo.

Para experimentar, escreva as respostas em seu caderno:

– Se tudo fosse possível, como seria a sua vida ideal em todas as áreas, sua Vida Nível 10?

– Que nota daria para sua satisfação hoje de zero a dez em todas as áreas de sua vida?

– A partir destas respostas, o que pode ser mudado de imediato em sua rotina?

O coaching não te oferece um conto de fadas. O objetivo é mostrar a você que a sua vida está a seu dispor. Só depende de você.

Escolha ser livre, viver com alegria, com resultados e com reconhecimento. Escolha marcar sua presença e ter a vida que merece viver!

Se fizer este exercício, conte seus resultados para nós!

E também te convido a assistir a uma de nossas reuniões no BNI, que acontecem todas as 3as feiras bem cedinho.

Agradeço e desejo uma Vida Nível 10 a você, sempre!

Perfil no Linkedin: https://linktr.ee/ericaborgonovi

II – Meu nome é Eduardo do Vale, sou proprietário da empresa VTECGESTÃO, Implantação em sistemas gerenciais para pequenas e médias empresas.

Sou empresário há mais de 25 anos e quase tudo o que sei eu aprendi estudando e praticando muito.

Aos 23 anos (em 1996) fui transferido para Curitiba, onde fui gerente de uma grande indústria de microcomputadores, chegando a diretor Comercial e atendendo todo o Brasil. Após um fechamento repentino da empresa em 1998, juntei-me com mais duas pessoas e abrimos nossa própria empresa na área de TI na cidade.

Três sócios com grandes capacidades comerciais e técnicas e nenhuma experiência administrativa, não fazíamos a menor ideia nem do que era fluxo de caixa.

Foram altos e baixos, muitas vendas, pouca capacidade de gestão. Quase 10 anos após ter quebrado algumas vezes, eu resolvi estudar e não parei mais. Formei-me em Administração em uma pequena universidade. Depois cursei pós-graduação em Gestão de Negócios na IBMEC e, em seguida, Gestão em Finanças.

Aprendi na marra o que era gestão: joelhos e cotovelos ralados, aprendi o que era ERP – Sistema de Gestão e informatizei toda empresa. Implantei processos de gestão, organograma, gestão de projetos e cheguei até a sair em uma matéria na Pequenas e Médias Empresas, da Exame, sobre processo de governança corporativa em pequenas e médias empresas (https://exame.com/pme/formar-um-conselho-com-socios-e-executivos-ou-trazer-gente-de-fora/)

Nossa pequena empresa chegou a admitir mais de 100 colaboradores. Atendíamos clientes em todo Brasil, recebemos premiações e realizamos viagens internacionais, oferecidos por grandes fabricantes – o que fez nossa vaidade crescer. Queríamos marketshare e faturamento e esquecemos de focar o caixa e lucratividade.

Veio aí uma das maiores lições que aprendemos como empresários: “The cash is king”, ou seja, “O caixa é o rei”. Aprendi um pouco tarde, entre 2014 e 2015, quando passamos por um dos maiores desafios da minha vida. Tivemos um desfalque em dois projetos simultâneos de quase R$ 5 milhões cada um; de uma única vez precisei demitir mais de 30 colaboradores – 30 pais de família. Sem dúvida uma das maiores dores que já tive na vida.

Tivemos que fazer uma grande reengenharia e reinventar a empresa. Nessa mesma época eu conheci o BNI e resolvi que queria fazer parte disso, mas minha missão era outra. Eu já estava cansado do mundo corporativo, queria simplificar um pouco as coisas e então decidi que ensinaria pequenos e médios empresários a não passar pela dor que eu passei.

Ainda levei quase dois anos para conseguir colocar a empresa em ordem, deixá-la enxuta e com pessoal treinado para fazer a gestão. Em 2018 saí da operação e entrei no BNI como consultor financeiro.

Já no primeiro ano fiz uma parceria com uma empresa local de sistemas, na região de Curitiba, e antes do final do meu primeiro ano alterei minha cadeira (especialidade no BNI) para Sistemas de Gestão. No ano passado fiz os investimentos necessários em uma plataforma e atualmente trabalho com minha própria marca de sistema – o VTECCLOUD – e, como disse, ajudo pequenos e médios empresários a prosperar através de uma gestão eficiente. Eu  entrego não só um sistema, mas uma consultoria com quase 30 anos de experiência em empreendedorismo. Para quem se interessou pelo assunto e deseja trocar experiências eu estou disponível pelas redes abaixo.

Instagram: https://www.instagram.com/vtecgestao/
Facebook: https://www.facebook.com/vtecgestao

Compartilhar:

1 comentário

  1. Erica sempre muito assertiva!
    Parabéns Edu pela coragem em compartilhar a sua trajetória conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *