Foto: Divulgação (arquivo pessoal)

Da Redação. Reportagem: Priscila Seabra 

Devido à quarentena da Covid-19, muitas pessoas passaram a cuidar dos cabelos em casa, e a assumir o cabelo com seus fios naturais. Hoje, salões apostam na tendência de realçar o cacheado e ganham cada vez mais adeptos.

Com a chegada da pandemia, assim como muitos comércios foram atingidos pela quarentena, com os salões de beleza não foi diferente. Conforme  levantamento da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB),  cerca de 375 mil salões de beleza do país encerraram suas atividades e, devido à redução média de 42% nas receitas, 73% dos salões de beleza ficaram endividados. 

Uma pesquisa da agência de inteligência de mercado Mintel mostrou que, antes da pandemia, 35% dos brasileiros estavam motivados a comprar produtos com ação relaxante para os cabelos. Com a quarentena, 49%  passaram a adotar um estilo mais natural nas madeixas. As informações são do Brazil Beauty News

Diante de todo esse cenário, muitos clientes tiveram que se acostumar com o autocuidado, assumindo os cabelos em sua forma natural, mantendo os cachos ou o grisalho. Com a abertura tímida dos estabelecimentos, houve a insegurança de ir ao salão de beleza – fosse pelo medo de se infectar com o coronavírus ou pela diminuição do orçamento familiar.

No final de 2021, com a diminuição das restrições de saúde e o avanço da vacinação, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar voltou a se destacar e já apresentou crescimento de 9,1%, conforme dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF). 

Mas a tendência dos fios naturais parece ter sido acelerada com a pandemia, e quem soube aproveitar está conseguindo fidelizar uma clientela carente desses serviços. É o caso do Espaço Hair by Adriele, localizado em Atibaia, que precisou se expandir e se transformou na Casa Solare

Em 2019, a profissional Adriele Natália já notava a falta de especialista nesse mercado e decidiu focar apenas em cabelos naturais. “As pessoas sentem uma carência muito grande de profissionais capacitados em Atibaia, então decidi me especializar na área e com 22 anos inaugurei meu próprio salão, com a ideia de ser um espaço acolhedor e tranquilo, diferente de todo aquele ambiente estético que estamos acostumadas”, explica a cabeleireira.

Adriele Natalia

Adriele conta que a pandemia fez com que as pessoas deixassem alguns hábitos de lado, como o de alisar e pintar o cabelo. Ela não chamaria essa mudança de tendência, pois cabelo natural é identidade. Também explica que a Internet foi um facilitador em tudo isso, uma vez que as pessoas compartilhavam seus processos de transição capilar e acabavam inspirando outras pessoas.

Um salão que atende cerca de 300 clientes no mês, a Casa Solare é a prova de que se especializar em um nicho do mercado é uma excelente aposta de negócio.

A profissional de Relações Públicas, Rosângela Mendes, 42, é uma dessas consumidoras da moda dos cabelos naturais.

Eu nunca tive fidelidade a um cabeleireiro, pois sempre buscava mais que um corte. Conheci a Hair By Adriele no Instagram e foi desejo à primeira vista. A Adriele chegou em Atibaia timidamente, mas já conquistando muita gente. Seu diferencial é não só cuidar de cabelos naturais, como incentivar e ensinar a cuidar em casa, indicando produtos adequados, de qualidade e que realmente funcionam”, conta. 

Rosângela Mendes, cliente.

No início da pandemia, a auxiliar de dentista Ana Rita Sales, 40, passou a frequentar menos o salão de beleza, mas a mudança para os fios naturais já tinha começado alguns anos antes da chegada do Covid-19. Há cinco anos ela encontrou  um salão especializado em cabelos cacheados e desde então não tem procurado outro.

De tanto minha cunhada falar que eu tinha cabelo bonito,  parei de fazer escova progressiva  e em 2017 resolvi assumir meus cabelos cacheados e comecei a deixar o cabelo natural. Em 2018  comecei a frequentar o salão, minha cunhada indicou, era o único que conhecia que mexia com cabelos cacheados. Desde então, nunca mais deixei de ser cliente da Adriele”, finaliza. 

Ana Rita Sales, cliente.
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *