Recapitulando nossa tríade, falamos sobre alguns pontos importantes:

1. Listamos tudo que é pago com o dinheiro da empresa;

2. Separamos as despesas pessoais;

3. Separamos as contas bancárias, despesas físicas na conta física e despesas jurídicas na conta jurídica;

4. Categorizamos as despesas como fixas ou variáveis;

5. Definimos o salário do patrão (isso é muito bom!);

6. Levamos tudo isso para o contador e ele fez “aquela” cara.

Mas agora, é hora de complementar e saber onde estão os desperdícios e as necessidades.

Esse momento deveria ser o inicial, mas sabemos que no Brasil isso é cultural, e como diria a minha parceira de Empreenda, Rita Fassio, “o planejamento vira fazejamento”. Esqueçam a frase “o que começa errado, termina errado”, sempre é tempo de ajustar!
Antes tarde do que nunca é o lema aqui! Basicamente, é preciso se organizar dentro das possibilidades, pedir a ajuda de especialistas e usar a estratégia, hoje vamos abordar até que ponto é vantajoso ter mais clientes.

Vocês já devem ter visto muitas pessoas reclamarem que o prestador não apareceu para fazer orçamento, ou que o produto demorou mais do que o prometido para chegar. Exceto situações muito atípicas como um terremoto ou um falecimento, na maioria dos casos é pura falta de planejamento.

Se você é aquele tipo de pessoa que sabe que tem uma entrega, seja qual for, na vida pessoal ou na profissional que deixa para fazer na última hora e justifica que o dia ou a semana foi corrida; PARE DE LER AGORA! Você vai se chatear com o que eu vou dizer!

Quando você se justifica dessa forma sabe o que eu tenho vontade de responder? Ah, foi corrido para você? Pra mim não, eu estava dormindo aqui, só esperando alguém me pedir algo(contém sarcasmo).

Vamos combinar né, no mundo dos adultos, esse tipo de desculpa só mancha a sua imagem e mostra o quanto você está desorganizado. Prometeu? Planeje e cumpra!

Desculpem o desabafo, eu precisava disso. Mas voltando ao nosso assunto, quando você quer abraçar o mundo, sai divulgando o seu negócio e não dá conta do recado, você joga contra, consegue detratores da sua marca (tipo de consumidor que viveu experiências negativas com o produto ou serviço da empresa e se mostra insatisfeito o suficiente para criticá-la para amigos, familiares e colegas do trabalho).

Já parou para pensar quantos clientes você consegue atender sem precisar contratar mais empregados, sem precisar fazer aquisições ou mudar a sua estrutura, se não, pare para pensar nisso agora!

Nem sempre fechar clientes novos traz rentabilidade para o seu negócio, bora de check list novamente:

“Quantos clientes eu consigo atender? Ou quantos itens eu consigo vender? Vai mudar a minha alíquota de imposto?”

Ex: Acima de um determinado ponto preciso contratar um empregado, adquirir um outro maquinário, passo para outra faixa do Simples Nacional ou desenquadro (este item, vale conversar com o seu contador, pergunte quais são os seus limites)e quanto que precisa faturar para pagar por essas despesas extras?

Básico e lógico né? Mas o obvio também precisa ser pensado, dito e colocado na ponta do lápis.

Em 15 dias você será capaz de fazer essas continhas, eu volto aqui para prosearmos mais um pouco. Difícil né? Mas não impossível!

Quer ter a segurança de um planejamento assertivo para o seu negócio? Vem, que no caminho eu te explico!

Quer ler sobre mais temas? Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários.

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2 Comentários

  1. Carol estou amando sua dicas para quem é empreendedor…é muito difícil essa coisa de administrar a empresa, ainda mais quando somos totalmente leigos que é o meu caso e do meu marido!!!

    1. Que massa, fico feliz em ajudar!
      Bora bater um papo para tirar as dúvidas!

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