Da redação: Luana Gasparetto

Com o chocolate até 40% mais caro e acúmulo da inflação, expectativa é que metade dos consumidores comprem menos chocolates nesta Páscoa em relação a de 2022

Com o acúmulo da inflação em 11,30% em 12 meses, o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) revelou que os chocolates tiveram mais que o dobro de alta em relação ao índice geral, com um aumento de 5,77% – maior preço de chocolates dos últimos seis anos.

Se antes a população era acostumada a comprar ovos, hoje é diferente. De acordo com o que supermercadistas dizem, 20% das encomendas são de ovos de Páscoa de até 521 gramas. Enquanto 25,1% dessas encomendas são de barras e mini-ovos de ate 101 gramas e 26,7% são de bombons de até 250 gramas.

Os ovos das marcas famosas:

Uma pesquisa divulgada pelo portal Uol e realizada em lojas pequenas de varejo e supermercados no período de 12 a 18 de março de 2023 revela que o preço dos ovos de Páscoa das marcas mais conhecidas subiram 35% em relação à pesquisa realizada de 20 a 26 de março de 2022.

Três em cada quatro (75%) pretendem presentear com chocolate este ano. Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

Alta de preços de ovos de Páscoa (de 100 g a 250 g):

  • Lacta: 26,6% (de R$46,27 para R$ 58,57);
  • Kinder: 17,1% ( de R$71,32 para R$83,51);
  • Kit Kat: 14,5% (de R$43,05 para R$49,28);
  • Prestígio: 14% (de R$41,30 para R$47,10);
  • Arcor: 13,5% ( de R$30,17 para R$34,26);
  • Ferrero Rocher: 7% (de R$72,99 para R$78,12);
  • Nestlé: 5,3% (de R$43,84 para R$46,17).

Alta de preços de ovos de Páscoa (de 250 g a 350 g):

  • Lacta: 35% (de R$ 42,65 para R$ 57,56);
  • Diamante Negro: 34,5% (de R$ 44,11 para R$ 59,34);
  • Bis: 31,6% (de R$ 43,58 para R$ 57,34);
  • Talento: 11,3% (de R$ 51,23 para R$ 57,02);
  • Alpino: 8% (de R$ 51,58 para R$ 55,72);
  • Kit Kat: 7,1% (de R$ 51,53 para R$ 55,22).

Alta de preços para o almoço de Páscoa:

Os alimentos em geral devem contar com o aumento de 17%, enquanto as bebidas devem aumentar de 13% a 18%. Em destaque, a categoria conta com peixes de variados tipos que devem ter o aumento de 19,6%. O bacalhau – peixe mais consumido nesta época do ano – deve contar com o aumento de 18,9%. Entre as bebidas, o vinho – bebida mais consumida nesta época do ano – deve ter um aumento de 17,7% entre os nacionais enquanto osimportados devem aumentar cerca de 20%.

Na véspera do feriado, as mercadorias chegam aos locais de venda mais caras que o comum, se estendendo ao período comemorativo. Como resultado de todos esses aumentos, um ovo de Páscoa que em 2022 custava cerca de R$50,00 (o que em 2022 representava 3,8% da renda de quem ganhava um salário mínimo ) em 2023 irá custar cerca de R$57,00 (4,3% do atual salário mínimo) – impactando nas compras necessárias para uma família.

Especialistas explicam que existem diversos fatores que resultaram na inflação dos chocolates. Fatores internos como a alta do preço do leite, do cacau, do açúcar e até mesmo a inflação geral do País, que sofreu impactos externos como os impactos globais da Guerra da Ucrânia, e até mesmo de eventos climáticos.

Gerando empregos:

De acordo com o mapeamento realizado pela consultoria KPMG a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) – feito através dos dados de empresas associadas – a Páscoa de 2023 deve resultar em torno de 7,9 mil vagas de trabalhos, sendo eles diretos ou indiretos, realizados dentro das fábricas ou em pontos de vendas espalhados por todo o país.

Segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), as vagas de trabalhos temporários neste período podem chegar a 41,5 mil, incluindo vagas na fabricação de chocolates e embalagens. Enquanto no setor de comércio e de serviços, somente no mês de março até agora, foram abertas cerca de 13 mil vagas – com destaque para as áreas de transporte e logística.

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