Streamings de vídeo, como Netflix, Globoplay e Max, dominam o cenário com 81% dos participantes investindo em compras recorrentes

A Vindi, empresa de soluções de pagamento recorrente no Brasil e pertencente ao ecossistema LWSA, lança a segunda edição da Pesquisa de Assinaturas. Realizada em parceria exclusiva com a Opinion Box, a pesquisa fornece insights sobre o mercado de recorrência no país e traz dados atualizados para compreender o mercado  de consumo dos próximos anos.

Entre os principais destaques, 51% dos participantes afirmaram que suas despesas com assinaturas permaneceram inalteradas nos últimos 12 meses, desafiando as adversidades econômicas apresentadas por um cenário no qual a inadimplência atingiu patamares alarmantes – que, segundo a CNDL atingia mais de 66 milhões de pessoas em dezembro.

De olho nas tendências a curto prazo, a pesquisa sinaliza que 61% dos entrevistados antecipam manter seus gastos com assinaturas inalterados nos próximos 12 meses. “Esses dados são relevantes pois mostram uma tendência que reflete uma expectativa de estabilidade financeira contínua, além de reforçar a firme intenção de manter padrões de consumo, indicando uma resiliência notável no cenário atual do mercado de assinaturas”, explica, Thais Luciani, Diretora de Marketing da Vindi. 

Streamings de vídeo lideram a preferência dos consumidores

Entre os serviços recorrentes, os streamings de vídeo surgem como a principal âncora, contando com a assinatura de 81% dos consumidores de serviços digitais, seja de forma independente ou em combinação com outros serviços. Entre as plataformas, Netflix e HBO Max lideram as preferências de quase 25% dos assinantes.

Com a temática do “compartilhamento de senhas” ganhando destaque no último ano, tornando-se uma verdadeira arena para os serviços de streaming em sua busca por conter a prática dos usuários de compartilhar senhas, a pesquisa também se aprofundou nesse tema. Ao entrevistar os consumidores, indagando sobre com quem eles compartilham as senhas de seus serviços de streaming, a pesquisa  trouxe respostas que revelaram que 51% dos compartilhamentos foram direcionados à família, 40% para namorados ou cônjuges e 16% para amigos.

A edição da Pesquisa de Assinaturas, realizada entre 2020 e 2021, foi a primeira relacionada ao segmento no país e proporcionou uma compreensão única do mercado de recorrência no Brasil. Ao decorrer dos anos, acompanhamos muitas transformações no comportamento do consumidor e foi pensando nisso que a Vindi decidiu lançar uma nova edição reformulada e atualizada do estudo.” comenta, Thais Luciani. 

Com rigor metodológico e estatístico consistentes, a nova edição da pesquisa tem como foco primordial entender as transformações nos hábitos dos consumidores no período pós-pandêmico, além de realizar uma análise do comportamento atual em relação às assinaturas. O estudo oferece uma perspectiva direta dos consumidores, tornando-se um guia valioso para orientar estratégias de negócios em ambos os setores, B2C e B2B,  ao fornecer um diagnóstico sobre o comportamento dos consumidores em relação às assinaturas, tanto no presente como tendências para o futuro.

Para além desses insights, a Pesquisa de Assinaturas da Vindi apresenta informações abrangentes, incluindo o valor médio que os brasileiros despendem por mês em assinaturas, os métodos de pagamento mais preferidos, os principais segmentos e serviços assinados, entre outros dados relevantes para entender o cenário do consumo no país.

Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui.

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