Primeiramente, agradeço por vocês me esperarem! Foram tempos turbulentos por aqui, mas está tudo em ordem agora.

Segundamente, temos que falar de um tema que ainda está meio tímido, saiu há mais de 20 dias e ninguém está dando muita bola para ele, mas como cansamos de escutar em Tropa de Elite: Agora o bicho vai pegar!

Ainda bem que eu enrolei um pouquinho para escrever para vocês aqui, pois algumas novidades foram esclarecendo a primeira notícia que foi dada a respeito.

Bora entender como isso vai impactar a sua empresa?

A notícia inicial dizia: “Fisco Estadual exigirá dos bancos transações via pix retroativa a 01/2022”.

Traduzindo, as instituições financeiras (bancos e afins), fornecerão ao Fisco, informações de pagamentos, além das transações com cartões de débito e crédito, as transações eletrônicas do Sistema de Pagamento Instantâneo (PIX), realizadas por pessoas jurídicas inscritas no CNPJ ou pessoas físicas inscritas no CPF, ainda que não inscritas no cadastro de contribuintes do ICMS.

Prestem ATENÇÃO, CPF’s e CNPJ’s: Sim, aquela sua maquininha no CPF que você acha que a Receita não sabe que existe, vai entrar nesse bolo aí.

Aí está a pegadinha, vão retroagir o envio das informações de janeiro pra cá.

Se você não emitiu NF’s referentes a vendas ou serviços prestados recebidos por esses meios eletrônicos, a conta vai chegar. Multas podem ser anuladas com base em algumas decisões, mas o imposto devido precisará ser recolhido.

Meu Deus Carol, e agora, o que eu faço?

Como sempre a minha resposta é: Procure o seu contador, mostre a ele o real cenário de suas transações e calcule o tamanho do problema.

Prazos: 30 de abril/2023 serão enviadas informações de Janeiro, Fevereiro e Março de 2022 e assim consecutivamente, em 2022 inteiro, exceto o PIX que o Fisco determinou a entrega desde a criação do PIX.

Lembrando sempre que, a Receita pode retroagir as cobranças em 5 anos.

O seu contador vinha alertando, mas você foi deixando passar, corre lá que TALVEZ ele consiga te ajudar.

Quer ter a segurança de um planejamento assertivo para o seu negócio? Vem, que no caminho eu te explico!

Quer ler sobre mais temas? Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários.

Agradeço aqui a uma parceira e amiga Ruana Karoline (optometrista), que contribuiu enviando um vídeo quentinho sobre este tema.
Quer enxergar melhor, fale com essa profissional excelente!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *