(Na foto: Rios da Amazônia, principal destino dos roteiros do PlanetaEXO. Crédito: Marcelo Bonifácio)
Impacto local cresce 270% em um ano; documentário gravado na Amazônia busca reforçar compromisso com preservação do destino principal dos roteiros da plataforma
A plataforma brasileira de viagens sustentáveis PlanetaEXO encerrará 2025 com o marco de R$ 5 milhões injetados diretamente na economia local dos destinos nos quais opera. O valor representa um aumento de 270% em comparação a 2024. O resultado reflete a força de um modelo de turismo que prioriza impacto positivo, financiamento justo e fortalecimento das comunidades que recebem a visita de turistas.
Nascido da visão de conectar viajantes a territórios preservados, o PlanetaEXO iniciou as operações oficiais em 2021 e teve a Chapada Diamantina, na Bahia, como primeiro destino de seus roteiros. Desde então, tornou-se referência para viajantes específicos em experiências autênticas e mais sustentáveis.
Hoje, Amazônia, Lençóis Maranhenses, Pantanal e Chapada Diamantina são os destinos mais procurados pelos viajantes brasileiros e, principalmente, de outros países, como França, Alemanha, Estados Unidos, Holanda e Suíça.
Cada experiência oferecida pelo PlanetaEXO passa por um processo de curaria, que envolve pesquisa, análise de parceiros, avaliações independentes e monitoramento do feedback dos clientes. Apenas negociações entregues a práticas seguras e com forte vínculo comunitário entram na plataforma. A maior parte da receita fica com guias, pousadas e comunidades locais.
Para 2026, o PlanetaEXO aposta em novas rotas incluindo Peru, Costa Rica e Patagônia Chilena. O objetivo é consolidar uma plataforma como referência em turismo sustentável para viajantes estrangeiros que visitam o Brasil e outros países da América Latina, além de aumentar a participação entre turistas brasileiros que também buscam roteiros ambientais responsáveis.

Documentário do PlanetaEXO revela papel do turismo na Preservação da Amazônia
Para comemorar o final de um ano em que a Amazônia se firmou como seu principal destino de viagem, o PlanetaEXO acaba de lançar o documentário “Turismo que Mantém a Amazônia Viva”. Com cerca de 5 minutos de duração, o filme apresenta histórias de moradores da floresta que resgataram no turismo uma alternativa concreta de conservação e geração de renda. O mini documentário mostra como antigas atividades extrativistas vêm sendo derivadas de iniciativas de turismo de base comunitária. Ao acompanhar visitantes, compartilhar saberes tradicionais e atuar como guardiões do território, os moradores demonstram que é possível manter a floresta em pé enquanto fortalecem a economia local. Em 2025, o PlanetaEXO registrou aumento de 210% no número de turistas na Amazônia. Assista ao mini documentário aqui .

