Para começar este artigo explico a importância do conceito de compliance. A palavra tem origem na língua inglesa e vem do verbo “to comply”, que significa “agir de acordo com uma regra, uma instrução, lei interna, um comando ou um pedido”.
Sendo assim, quando uma empresa está agindo de acordo com as leis (tanto externas quanto internas), está em compliance. E, adequando-se ao compliance, suas atividades estarão em plena conformidade com as normas reguladoras e leis aplicadas aos seus processos.
Muitos me perguntam como faço para implantar e implementar a área de Compliance em uma empresa. O primeiro passo é desenvolver o código de ética/conduta, onde teremos descrito o acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc, a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.
Possivelmente para as empresas que não tem o código de ética/conduta formalizado, provavelmente existem regras informais que já são seguidas. Para desenvolver este material comecem respondendo as seguintes perguntas:
- Quais as regras que vocês seguem no seu ambiente empresarial?
- Quais outras regras que poderiam ser importantes na sua empresa?
- Como vocês tomam decisões importantes?
- Como vocês protegem os ativos da empresa?
- Como é feita a proteção do Branding corporation?
Após responder estas perguntas, se questionem onde elas podem ser aplicadas, abaixo temos um roteiro:
- É aplicável o código de conduta para questões ambientais da empresa?
- É aplicável o código de conduta para questões sociais da empresa?
- É aplicável o código de conduta para questões ambientais da empresa?
- É aplicável o código de conduta na confidencialidade dos dados da empresa?
- É aplicável o código de conduta para normas trabalhistas na empresa?
- É aplicável o código de conduta com fornecedores da empresa?
- É aplicável o código de conduta com o governo?
E para aquelas empresas que possuem o Código de Conduta é imprescindível entender se as normas são realmente aplicadas ou não. Respondam as questões abaixo para avaliar se as regras estão sendo praticadas:
- Como os empregados são comunicados sobre o código de conduta?
- Como são discutidas as dúvidas sobre ética em relação a conflito de interesses, na sua empresa?
- Como são comunicados os desvios de conduta aos colaboradores?
- Quais as sansões aplicadas em caso de descumprimento de código de ética?
- Bulling, desrespeito a diversidade humana pode ser considerados como desrespeito
- ao código de conduta?
- Como os empregados são comunicados sobre o código de conduta?
- Como são discutidas as dúvidas sobre ética em relação a conflito de interesses, na sua empresa?
- Como são comunicados os desvios de conduta aos colaboradores?
- Quais as sansões aplicadas em caso de descumprimento de código de ética?
- Bulling, desrespeito a diversidade humana pode ser considerados como desrespeito ao código de conduta?
Com o compliance empresarial todos os recursos da empresa são usados de forma assertiva e dentro da lei, evitando gastos desnecessários e fora de contexto. Além disso, o compliance empresarial afasta problemas de corrupção, que costumam trazer grandes danos às finanças da companhia.
E os benefícios do compliance nas empresas são a prevenção de riscos corporativos, a identificação de problemas antecipadamente, o reconhecimento de práticas ilícitas em outras empresas, benefícios da reputação diante de seus públicos, conscientização e a geração de satisfação nos colaboradores e a redução de custos.
Comente abaixo se a sua empresa possui uma área de compliance ou um código de ética e se estes são praticados.
Akemi Shida é diretora Geral da AS Consultoria de Recursos Humanos e possui mais de 18 anos de experiência em empresas como Itaú, Globo e FTD Educação. Psicóloga por formação, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios e pós-graduação em Psicodrama Sócio Educacional, além de formação em coaching executivo, life coaching e career coaching pelo Integrated Coaching Institute.
Especialista em liderança, planejamento de carreira, desenvolvimento humano e organizacional, atua como trainer e palestrante pela Abrain – Academia Brasileira de Inteligência. É master trainer pelo Instituto Mentor Coach e foi uma das profissionais de RH responsáveis pela primeira
certificação ISSO 9001 no continente africano, em Angola. Palestrante e escritora, é coautora de três livros: “A Arte de Brilhar”, “Desperte sua Melhor Versão” e “120 Sacadas para a vida pessoal e profissional”.