Texto e foto: Patrícia Toddai

No Dia Mundial do Livro, o JVN traz uma resenha especial, escrita por Patrícia Toddai, para o primeiro título lançado com o selo da Editora JVN – “Mulheres de Negócios: dias de luta, dias de sucesso”

Em comemoração ao dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril, gostaria de trazer para vocês uma resenha de uma obra muito interessante. O livro Mulheres de Negócio, Dias de Luta, Dias de Sucesso, uma obra idealizada pelo grupo Empreenda Atibaia Oficial, que hoje conta com mais de 1.100 mulheres como membros, e publicada pela editora do Jornal Visão de Negócios (JVN), traz histórias de mulheres que lutaram e ainda lutam por suas atividades, reforçando a garra do empreendedorismo feminino – aquele que é capaz de transformar uma sociedade, pois uma mulher que empreende e ganha sua independência financeira, investe em educação para seus filhos, em saúde, bem-estar, em aplicações financeiras, movimentando toda uma cadeia importante da economia mundial.

                Quando li esta obra, vi a minha própria história refletida nela, pois são relatos de mulheres que venceram seus medos, suas dúvidas, enfrentaram resistências tanto do mercado, quanto até mesmo dentro de suas próprias casas. Realmente o título faz jus ao propósito dessas histórias: ora são dias de luta, ora são dias de sucesso. A obra reúne 20 histórias de mulheres que tiveram a coragem de empreender neste imenso nosso país, com tantas dificuldades, cada uma em áreas diferentes.

Muitas largaram a estabilidade de seus empregos formais para se arriscaram numa atividade que nunca tinham exercido antes, realizando transições de carreira, fato que tornam suas histórias ainda mais interessantes. São mulheres de fé, que acreditam que a transformação estão dentro delas. Por meio de suas histórias podemos perceber que a persistência é a alma da vida feminina.

Patrícia Toddai (foto: divulgação)

O empreendedorismo no Brasil não é estimulado ou até mesmo valorizado pelo Estado, por isso, muitas empreendem ou por oportunidade ou por necessidade e mais da metade é mesmo por necessidade: Pronto está aberta a porta para os erros e são por meio deles que essas mulheres se aperfeiçoam, saem de suas zonas de conforto, enfrentam os obstáculos, vão estudar novamente, trocam experiências umas com as outras e descobrem que agora elas são donas do seu próprio tempo. Ah! O quão libertador pode ser isso?

A cada novo capítulo lido nos veem a certeza de que todas nós podemos ir além. É a injeção de ânimo que precisamos todos os dias para fazer dos nossos negócios algo próspero. E é na diversidade das histórias que percebemos o quanto é enriquecedor estar sempre em contato com o novo e com o desconhecido. Todas as autoras do livro se permitiram inovar e se aventurar em mercados nunca explorados antes e, podem ter a certeza de que nenhuma delas se arrependeu. Inspire-se você também e leia “Mulheres de Negócio, Dias de Luta, Dias de Sucesso”.

Um pouquinho do que as autoras relatam na obra…

As vinte coautoras do livro (foto: Thaís Bentim)

Ana Paula Milinavicius, Espaço TEU: “Cada desafio superado, cada vitória conquistada, contribuiu para pessoa que sou hoje. Continuarei dizendo SIM para a vida e para as oportunidades que ela me oferece”.

Ariana Carmona, Social Media: “Meu conselho para outras mulheres empreendedoras é: Não Desista! Vá em frente, continue e não pare. Insista no seu propósito e acredite que você conseguirá”.

Carolina Körting, CK Coaching: “Inspirar-se na jornada dos outros e traçar seu próprio caminho são, sem sombra de dúvida, conselhos vitais que compartilho com outras aspirantes a empreendedoras”.

Cris Camargo, Mentora de Mulheres Empreendedoras: “Lembrem-se que empreender não é apenas sobre vender um produto ou serviço, mas sobre construir algo com propósito, que resolva problemas e transforme vidas”.

Cris Diniz, Consultora de Perfumes e Cosméticos: “Para futuras empreendedoras e sonhadoras, meu conselho é simples abracem a paciência e a alegria em toda sua grandiosidade… Não é fácil, há dias em que o caos vem dar seu show, mas é nesses dias que respiro fundo…”

Daisy Santos, Daisy Festas: “Transformar a minha identidade de Daisy do Judô para Daisy Festas é uma das realizações que mais traz orgulho”.

Dani Lins, Dani Lins & Spicy Sensations: “Cada aprendizado adquirido ao longo dessa caminhada interminável me fortalece e alimenta minha confiança para seguir em frente, mesmo nos momentos mais desafiadores”.

Elaine Lina, Jornal Visão de Negócios (JVN): “Como uma fênix eu renasci – e mais forte do que antes. …Assim criei o Jornal Visão de Negócios (JVN), um projeto de começou com muita vontade e nenhum capital, mas que, graças à minha determinação e vários amigos – profissionais incríveis e parceiros até hoje – se tornou realidade”.

Érica Borgonovi, Master Coach de Profissionais: “Cada cliente que recebo é como começar a dobrar uma nova folha de papel, cada um é um *tsuru exclusivo, pronto para se transformar em algo grandioso”.

*tsuru – tipo de origami e um dos mais tradicionais da cultura japonesa, representa paz, esperança, longevidade e boa saúde.

Filomena Fllor, Centro de Terapias Elementais da Natureza: “A jornada não tem sido fácil. Confesso que ainda estou lutando para que meu negócio decole como gostaria. Mesmo em face desta luta constante para restabelecer minha clientela,  especialmente em um novo ambiente, aprendi a valorizar conquistas que vão além do imediato”.

Isla Santos, Santos & Ferreira Corretora de Seguros e idealizadora do Grupo Empreenda Atibaia Oficial: “Houve momentos em que pensei em desistir, principalmente quando a Alice nasceu e a loja e roupas que eu tinha foi assaltada diversas vezes. As vendas caíram, e eu me via em uma encruzilhada: como conciliar a maternidade com a gestão de negócio?”

Isla sobre o Empreenda: “O Empreenda Atibaia é de extrema importância para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Sinto-me realizada em poder ajudar tantas mulheres, e ao mesmo tempo, fortalecer minha rede de contatos e gerar novos negócios para a corretora”.

Kelly Viviane da Silva, Kellynha Criando Arte Papelaria Criativa e Caixas de Luxo: “A Kellynha Criando Arte é mais do que um negócio. É um sonho realizado, uma paixão que tornou realidade. E estou apenas começando!”

Léa Rosa, Projetus Regularizações: “A ideia de empreender sempre me atraiu, mas se concretizou quando fui desligada do meu último emprego formal em 2019. Eu tinha um bom salário como advogada de uma emissora de TV, mas precisava sair da minha zona de conforto”.

Noemi Satiko, Estúdio Nomaru: “Aos poucos, fui percebendo que cada obstáculo superado fortalecia não apenas minha carreira, mas também minha convicção de que a autenticidade e a criatividade são cruciais par quem escolhe empreender”.

Núbia Gênova, PositivApet: “A minha trajetória é prova de que, mesmo quando o caminho se mostra íngreme e repleto de incertezas, é possível transformar a dor em aprendizado e continuar seguindo em frente com a convicção de que os sonhos, quando nutridos com paixão e resiliência, podem florescer mesmo nas adversidades”.

Raquel Reis, RaReis, Cosméticos: “Contudo, meu espírito empreendedor sempre pulsou forte – desde meus 17 anos, quando vendia amendoim doce e salgado, brigadeiros e beijinhos e até perfumes para ajudar os custos da faculdade, aprendi a arte da negociação e o valor de cada pequena conquista”.

Sandy Alexandrino, Renove Estética e Bem-Estar: “Depois de uma crise intensa que me fez questionar tudo, resolvi dar um “tchau” para a rotina que me aprisionava, deixei um casamento que já não fazia sentindo e abandonei uma carreira que brilhava, mas que não preenchia a minha alma”.

Tamara Fidelis, Revista Atibaia em Pauta: “O momento decisivo para iniciar a minha jornada empreendedora aconteceu de forma pessoal. O nascimento do meu segundo filho Giovanni e o desafio de equilibrar a vida familiar com o cuidado da minha filha Thamyris, que atravessava a turbulência da adolescência, me fizeram refletir sobre prioridades”.

Thaís Bentim de Carvalho, Thaís Bentim Fotos: “Foi, porém, aos 46 anos que decidi, de forma definitiva, abraçar o sonho de viver unicamente da fotografia. A ideia de empreender sempre coexistiu comigo, mas o momento certo apresentou-se de forma clara: cuidar melhor de mim, da minha saúde e, principalmente, estar mais presente na vida da minha filha”.

Thais de Cássia, Diva Shakti: Metamorfose-se Tanta Yoga Terapia: “E sou, acima de tudo, uma empreendedora de mim mesma, e a cada novo passo reafirmo meu compromisso: transformar dor em força, dificuldades em aprendizado e sonhos em realidade”.

Ficha Técnica

Título: Mulheres de Negócio: dias de luta, dias e sucesso

Editora: JVN – Páginas: 124

ISBN: 978-65-981649-1-1

Valor: R$ 49,38

Onde encontrar: * Loja virtual Uiclap (clique aqui) – ou entre em contato com Isla Santos (cel/wsp: 11 95151-8807)


*Patrícia Toddai é jornalista e CEO da ToddaiCOM, Agência de Comunicação.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *