É incrível que habilidades tão vitais ainda não façam parte dos currículos das universidades atualmente.

Pode ser que os recém-formados tenham aprendido a construir um briefing perfeito, realizar estatísticas ousadas com cruzamento de dados notáveis, tenham noção de administração de empresas, economia I, II e III ou até mesmo entendam dos cálculos necessários para levantar uma edificação num terreno acidentado.

Na vida real e prática é claro que isso tem muuuuuuito valor e relevância e será utilizado com certeza muito bem nas organizações. Entretanto, ter um profissional que além de técnico saiba se RELACIONAR com pessoas, tenha habilidade de liderar, trabalhar em equipe e extrair o melhor da equipe de trabalho é fundamental. 

A grande diferença entre os esforçados e os reconhecidos é a capacidade, além de muitas outras, de se relacionar bem com pessoas, saber se comunicar, ou seja, ser EMPÁTICO. 

Semana passada escutei um profissional muito bem realizado me dizer que fez um curso sobre ‘uma palavra nova’ – e fiquei surpreso com o fato de ele me dizer que empatia é um termo recente e que achou que não passa de uma palavra de “modinha”. Como é que ainda hoje vemos cursos de lideranças serem vendidos sem o mínimo de conteúdo prático e com essas aberrações???

Engatei a conversa e falei sobre: empatia, flexibilidade, saber lidar em situações antagônicas (muito valorizado neste momento), saber construir de forma elegante e consistente o marketing pessoal e a maior de todas: saber construir e manter bons relacionamentos: o famoso network. 

Entenda que, no fim do dia, o fator mais importante para você crescer na carreira é sua habilidade de convivência; agregar valor e ser alguém confiável para a empresa e seus gestores. 

Não posso deixar para trás seus valores pessoais, mas isso vou explorar em outro artigo, pois merece o máximo de atenção.

Posso ousar dizer que nestes meus mais de 15 anos na área de RH, esse tema aparece invariavelmente na grande maioria dos entraves profissionais dos meus clientes.

E você, qual sua opinião sobre isso?

Abraços e sucesso em sua carreira.

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1 comentário

  1. A inteligência emocional é primordial para uma carreira de sucesso. Em minha carreira na direção de bancos, vi muitos executivos,, de alta capacitação , perder o emprego por falta de habilidade em relacionamento.

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