Ferramenta de atualização do Instituto Paulista do TRC evidencia cenário positivo no primeiro semestre, quando comparado ao mesmo período do ano passado

Criado em 2020, o Painel de Cargos e Salários do Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC) tem o objetivo de auxiliar empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) com a análise do mercado e suas tendências. A ferramenta emite relatórios com dados atualizados sobre as atividades do setor, média salarial por região, participação feminina, índice de turnover (rotatividade), além de rankings de admissões e demissões e um estoque geral do número de empregados diretos do TRC no país.

Até o terceiro trimestre de 2024, o Painel cobria apenas o estado de São Paulo. Contudo, em outubro, a ferramenta expandiu para cobertura nacional com o lançamento do Rota Empregadora, uma atualização que torna o painel ainda mais atrativo e útil para o mercado, permitindo que empresas de todas as regiões contratem o serviço.

Com essa novidade, o painel incorpora dados específicos de empregabilidade e atualizações direcionadas às empresas e profissionais do setor. Essas informações são uma ferramenta estratégica para os recrutadores, que podem consultá-las rapidamente para decisões de contratação e gestão de retenção de talentos.

Segundo as informações recentemente divulgadas, o TRC registrou um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, com um aumento de 12,4% na criação de postos de trabalho. O relatório aponta São Paulo como o estado líder em empregabilidade no setor, seguido de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

“Diante desse cenário positivo, a demanda por motoristas qualificados aumentou significativamente. Mais de 200 mil profissionais foram contratados no período, com São Paulo representando 26% das contratações” destaca Raquel Serini, economista e coordenadora de projetos do IPTC.

Ainda segundo Raquel, esses dados servem como um termômetro para a movimentação de empresas de todo o setor, “demonstrando o crescimento ou redução da demanda de trabalho, além de embasar fenômenos como sazonalidades de carga e escassez de mão de obra especializada”, completa.

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