Da redação. Reportagem: Priscila Seabra

Programa de Revitalização da Cultura do Morango de Atibaia teve aumento de 50% no fornecimento de mudas esse ano e tem previsão de crescer ainda mais para as próxima safras.

Após o processo de preparação do solo no início do ano, os produtores de morango de Atibaia iniciam agora o plantio das mudas, para que possam colher as frutas na primavera. Com a inflação e os custos da produção subindo, principalmente do adubo, cada vez mais os produtores se deparam com o desafio de entregar produtos de qualidade sem comprometer muito os lucros.

Tendo em vista que os custos da produção de morando têm se tornado muito altos nos últimos anos, a Prefeitura de Atibaia, por meio da sua Secretaria de Agricultura, tem buscado manter a tradição da cultura do fruto – que é a marca da cidade – com o incentivo aos pequenos produtores familiares, com o Programa de Revitalização da Cultura do Morango de Atibaia. Por ele, são produzidas mudas de morangos no Viveiro Municipal para distribuição.

O projeto foi criado para fomentar e revitalizar a cultura do morango na cidade, visto que em anos anteriores Atibaia foi muito expressiva na produção de morangos. Oferecemos toda estrutura da prefeitura e prestamos toda assistência para poder fortalecer a cultura do morango na nossa cidade”, explica o Secretário Municipal de Agricultura de Atibaia, Gabriel Sola.

Conforme o secretário, as condições climáticas de janeiro a fevereiro não contribuíram para o desenvolvimento das mudas. Porém, ainda assim a produção superou as das temporadas passadas.

Secretário Municipal de Agricultura de Atibaia, Gabriel Sola.

Avançamos da temporada passada de 100 mil mudas e passamos para mais de 150 mil mudas. Para os próximos anos, a nossa expectativa é crescer ainda mais a produção, e também disponibilizar maior quantidade de mudas aos produtores participantes”, completa.  

O viveiro já dispõe de uma estufa de 1.400 m² e a Secretaria de Agricultura investiu na aquisição de mais uma, de 900 m², que está sendo montada e possibilitará o aumento da capacidade de produção. As novas mudas serão distribuídas entre março e abril do ano que vem e têm origem controlada, reproduzidas a partir de matrizes do Núcleo de Produção de Mudas do Tietê – órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CATI /CDRS.

As matrizes de morangueiro foram produzidas no Laboratório de Micropropagação, do núcleo Tietê, passando por uma limpeza (pela técnica de cultura de tecidos) de vírus, bactérias, pragas, doenças e demais ameaças, a fim de garantir alta qualidade genética e sanitária. 

Em 2021 a safra dos morangos de Atibaia apresentou ótima qualidade dos frutos, oriundos das mudas doadas pelo programa e que atingiram 3 milhões de pés, com média de 500g a 800g de morango por pé. 

Os objetivos com o projeto são oferecer o melhor para a cidade e para os produtores rurais, conforme explica Sola:

O objetivo é manter a tradição da cultura do morango em nossa cidade, auxiliar os produtores a continuarem plantando morango – que nos últimos anos se tornou muito caro e com questões climáticas que também não contribuíram para que muitos produtores permanecessem nesse tipo de cultivo. Esperamos manter e fortalecer a tradição de Atibaia como forte produtora de morango, além de poder acompanhar a produção e ter na cidade o melhor morango do Brasil”. 

Mudas de morango produzidas em parceria com a Embrapa.

Apoio ao pequeno produtor

Além das mudas do Viveiro Municipal, a Prefeitura de Atibaia conta com uma parceria junto à unidade “Clima Temperado”, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada na cidade de Pelotas/RS. Por meio dessa parceria, são realizados programas para melhoramento vegetal do fruto símbolo da cidade, com desenvolvimento de seleções para testes que, quando aprovadas, são lançadas como novas variedades.

Dentro da parceria com a Embrapa, estamos testando no município três variedades de morango. São três seleções de morango que melhor se adaptam ao nosso clima, umidade e variedade de solo. Nós testamos essas variedades para que elas se adaptem melhor ao clima, ao tempo, ao tipo de solo”, diz o Secretário. Os participantes que têm contrato com a Secretaria e com a Embrapa recebem as mudas obtidas pelo estudo, como contrapartida dessa parceria.

Além da doação de mudas de morango, a Secretaria de Agricultura também apoia o produtor rural de outras formas, como:

  • Realização, sem custos, de outorga de água para agricultores.
  • Serviços da Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal.
  • Suporte disponibilizado pela Prefeitura, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), com assistência técnica e serviços de trator para pequenos agricultores a um custo 50% menor que o praticado no mercado.

Sobre o Programa de Revitalização da Cultura do Morango de Atibaia.

O programa abre por temporada – o atual abriu agora em 2022 e se encerrará em 2023. Podem se inscrever produtores rurais que já pratiquem o cultivo do morango ou que queiram realizar pela primeira vez. Após o cadastro, é feita uma visita técnica onde são colhidos os dados do solo. Caso haja uma deficiência no solo, é feita uma doação de adubação verde e, se necessário, calcário. Após isso, aguarda-se formar a terra e, depois, avança-se para os serviços de mecanização agrícola (preparo do solo), para depois preparar os canteiros, deixando-os prontos para receber as plantas. Na fase final, são doadas as mudas de acordo com a capacidade de produção de cada produtor. 

O programa de revitalização também conta com outras ações oferecidas aos produtores do município, como a viabilização de testes das variedades de morangos desenvolvidas pela Embrapa. A Secretaria de Agricultura foi a responsável pelo contato e aproximação entre a equipe de pesquisa e a Associação de Produtores de Morangos de Atibaia, Jarinu e Região, incentivando o estabelecimento de uma parceria.

O programa ainda fomenta a venda coletiva da produção, pelos associados, junto à indústria de processamento de morangos. Com essa iniciativa, a associação oferece apoio logístico aos produtores da região na comercialização, atuando como um ponto de armazenamento temporário e de retirada dos morangos pela indústria. Segundo a Secretaria de Agricultura, essa parceria fortalece os pequenos produtores, pois a comercialização em grupo facilita a logística e a confiança gerada pela mediação da associação ajudam na valorização do preço pago pelo comprador no final.

SERVIÇO:

Os produtores que tiverem interesse em participar do Programa devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone (11) 4414-3985. Este ano, o prazo de inscrição segue aberto até 15 de setembro.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *