O Brasil possui 152 milhões de usuários de internet, esse montante representa 81% da população acima dos 10 anos, segundo pesquisa realizada pela PWC Brasil. Nesse vasto universo de oportunidades, infelizmente a ferramenta está sendo usada com o objetivo de propagar ofensas e constranger pessoas. Sob essa perspectiva o sociólogo polonês Zygmunt Bauman. “Redes sociais são ferramentas úteis, mas podem ser uma armadilha”. A sensação de impunidade, a normalização do discurso de ódio e a pandemia intensificaram o cenário.
Em primeiro lugar, o anonimato facilita a percepção de que, como não há a possibilidade de ser identificado, o usuário pode dirigir-se a outros de forma preconceituosa, seja por raça, sexo, religião, gênero, ou por discordar de uma opinião.
É inaceitável a possiblidade de nos acomodarmos com a normalização e ação dos chamados haters que são os chamados odiadores nas redes sociais, por esse motivo, os diretores das mídias sociais estão sendo cada vez mais pressionados para que ampliem as ferramentas de inteligência artificial e mecanismos inibidores dessa prática.
Uma triste notícia é que o isolamento social causado pela Covid-19 intensificou essa ação, já que a população estava vivendo muito mais tempo dentro de casa, tendo acesso à diversas notícias negativas, relacionadas a doença, crise econômica, mortes, entre outras.
Uma pesquisa, encomendada pela instituição britânica Ditch the Label, analisou 263 milhões de conversas e identificou que a sensação de que as pessoas “não tinham o controle de suas vidas” agravou esse cenário, já que os internautas transmitiam para os outros o que eles mesmos estavam sentindo.
Com base nesses dados e informações, trago a minha pergunta. O que podemos fazer?
Um público que possui facilidade em conectar-se com os usuários das redes são os influenciadores digitais – indivíduos que possuem um público engajado em suas redes – eles podem apropriar-se dessa responsabilidade e criar ações com esse objetivo.
Trazendo para a nossa realidade do dia a dia empreendedor, cada um de nós pode assumir o seu papel e fazer a diferença neste cenário.
Seja um influenciador na sua região, bairro ou cidade. Poste em suas redes sociais conteúdos interessantes e atrativos para todos.
Listo 5 ações que você pode fazer para apoiar um empreendedor e mudar a realidade que estamos vendo, de tanto ódio na internet.
- Curta o que ele posta
- Comente nas fotos e vídeos dos seus amigos empreendedores
- Divulgue em suas redes sociais.
- Sempre que possível fale dos seus amigos empreendedores, na internet ou fora dela
- Compre do empreendedor perto de você
Você pode replicar todas estas dicas para os empreendedores que encontrar na internet, mesmo que não seja seu amigo, isso fará o dia deles muito mais especial.
. Assim, as redes sociais não serão mais uma armadilha, mas um mar de apoio e incentivo mutuo.
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.