Parceria entre a entidade e o hub de inovação da HSM e da SingularityU Brazil permitirá a conexão com mais de 40 empresas e 80 startups que fazem parte do Learning Village

No mês de maio, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) tornou-se o novo residente do Learning Village, hub de inovação da HSM e da SingularityU Brazil. A parceria permitirá que o SEST SENAT realize conexões com mais de 40 empresas e mais de 80 startups que estão inseridas no ecossistema de inovação com o propósito de gerar novos negócios e potencializar resultados para a entidade, além de outras centenas conectadas ao Learning Village, HSM e SingularityU Brazil. 

A partir da construção de novas relações estratégicas, a entrada do SEST SENAT no Learning Village resultará em ganhos também para o setor de transportes como um todo. “Temos acesso a muitas soluções que estão acontecendo no mercado e que a gente pode se beneficiar, tanto dentro do SEST SENAT, quanto fazendo a ponte do que está acontecendo nesse ambiente de inovação com o próprio setor de transporte. Queremos ser justamente esse elo entre a inovação e o mercado para fazer com que as soluções aconteçam dentro do setor, na vida real das empresas“, comenta Vinicius Ladeira, Diretor Adjunto Nacional do SEST SENAT. 

Para o Learning Village, receber uma empresa reconhecida e respeitada como o SEST SENAT e que atua em um segmento tão importante para o Brasil é fundamental para que o ecossistema de inovação continue evoluindo e dando bons frutos. “Nosso grande objetivo como hub de inovação é reunir dentro do mesmo ambiente grandes empresas, startups, fundos de investimento, aceleradoras e diversos players diferentes para falar de desenvolvimento de pessoas e estimular a inovação entre eles. Quanto mais forte for esta rede, melhores serão os resultados alcançados por todos os envolvidos“, explica Alvaro Machado, COO no Learning Village.

O SEST SENAT é uma empresa com grande capilaridade, conectada a centenas de outras instituições também de grande porte que movimentam um setor superimportante e vão contribuir para esse ecossistema florescer. O conhecimento e as conexões que eles já têm também agregarão para a comunidade Learning Village, trazendo para dentro do nosso hub um olhar para o futuro do setor de transporte e mobilidade brasileiro“, complementa. 

O projeto estabelecido entre o Learning Village e o SEST SENAT é estruturado em três pilares principais: desenvolvimento e disseminação de cultura de inovação dentro da companhia; posicionamento do SEST SENAT como uma empresa inovadora em seu mercado; e promoção do relacionamento da Instituição com outras companhias dentro de um ecossistema para potencializar as conexões e novos negócios. Para alcançar estes objetivos, diversas ações já estão sendo implementadas como trilhas de inovação, pitch sessions com startups, formação dos Embaixadores da Inovação e mapeamento de inovação com colaboradores da empresa e contribuintes selecionados pelo SEST SENAT. 

No mês de junho, ocorreu a segunda pitch session com a participação de 10 startups que atuam nos segmentos de saúde e ESG. A primeira sessão foi realizada em maio com 10 startups de educação. Nestes encontros, são realizadas rodadas de discussões para apresentação dos negócios das startups participantes e suas soluções inovadoras. Além disso, nas pitch sessions também ocorrem os treinamentos dos Embaixadores da Inovação. 

A formação dos Embaixadores da Inovação tem como objetivo capacitar 36 colaboradores do SEST SENAT, que atuam em diversas áreas e estão alocados em diferentes regiões do Brasil. Este grupo será referência de inovação dentro da estrutura onde atuam e serão responsáveis por multiplicar o conhecimento dentro de suas unidades e áreas. Outra ação importante é o mapeamento de inovação, que será realizado com 150 colaboradores do SEST SENAT e 30 contribuintes selecionados pela empresa. A pesquisa tem como objetivo demonstrar em que momento eles estão na jornada da inovação, como a inovação está ocorrendo dentro das companhias do setor de transporte, como o mercado está funcionando e quais ações precisam ser realizadas para que a inovação flua de forma sustentada dentro das empresas“, destaca Machado. 

O SEST SENAT também realizará com o Learning Village o programa Call 4 Startups, iniciativa na qual quatro áreas da empresa são mapeadas a fim de identificar quatro desafios importantes que precisam ser resolvidos. Após esta definição, o Learning Village auxilia na busca por startups do mercado que sejam interessantes e estratégicas e as quatro soluções selecionadas serão aceleradas para que possam integrar o SEST SENAT.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *