Foto: Divulgação – Unidade Atibaia da Smart Modular Technologies.
Da Redação. Reportagem: Priscila Seabra.
Após construção da fábrica de semicondutores em Atibaia há 17 anos, empresa continua ganhando mercado e agora expande para Manaus.
A Smart Modular Technologies, empresa desenvolvedora e fabricante de componentes semicondutores e de dispositivos eletrônicos de memória, de armazenamento de dados e de comunicação, possui unidade em Atibaia e, agora, investiu R$150 milhões em seu novo centro em Manaus.
Apesar da nova unidade, Atibaia se mantém em destaque na empresa, conforme explica o presidente da companhia, Rogério Nunes. “Atibaia tem um investimento de R$1,5 bilhão e a produção de semicondutores, que não teremos em Manaus. Na nova unidade, temos uma capacidade produtiva de teste de semicondutores que não chega a 15% do que se tem em Atibaia”.
A empresa explica que há um mercado enorme para atender, pois a produção de computadores pulou de 6 milhões em 2019 para 9,3 milhões em 2021, o que explica a expansão. Hoje, o setor de semicondutores tem apresentado grandes oportunidades de negócios para o Brasil.
A unidade de Atibaia conta com mais de 550 profissionais qualificados, e tem capacidade de encapsular mais de 150 milhões de circuitos integrados por ano e produz componentes com empilhamento de até 11 chips.
Segundo Nunes, o Brasil vem ganhando mercado em semicondutores, em especial por conta do 5G e da Inteligência Artificial. Ele vê ótimas expectativas para negócios nos próximos anos. “Até o ano passado, apenas 25% dos notebooks – e não estou falando de PCs e servidores- usavam SSD, mas se espera que esse percentual chegue a 80% em 2024″.