É um imenso prazer estar aqui com vocês. Eu sou a Fernanda Bueno, nascida e criada em Atibaia e apaixonada por empreendedorismo desde muito cedo.
Sempre gostei de estudar e trabalhar. Aos 13 anos comecei a trabalhar e nunca mais parei. Em paralelo, desenvolvia as minhas atividades empreendedoras, vendendo produtos de catálogo, produtos em consignação, entre outras experiências, sempre com o objetivo de buscar a minha renda extra. Até que esta renda virou a principal e eu montei a minha primeira empresa – e o empreendedorismo virou a minha atividade principal. Mas a segunda renda continuou sendo uma prática em minha vida. Estudar e ensinar são duas atividades que me motivam, então fui professora universitária e hoje continuo ensinando, mas agora com foco nos empreendedores. De lá para cá muita coisa aconteceu, mas o estudo e o trabalho – aliado ao empreendedorismo, sempre estiveram em minha vida.
E afinal, o que é o empreendedorismo de que eu tanto falei?
Segundo o dicionário, empreendedorismo é a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios. Também pode ser classificado como a inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, geralmente com alterações que envolvem inovação e risco. E o que é um empreendedor? É aquele que empreende, experimenta, começa.
Você pode ser um empreendedor, mesmo sem ter um CNPJ, pois um fato não está ligado ao outro. Se você gosta de trazer ideias para a empresa em que trabalha, sugerindo melhorias e novas formas de fazer alguma atividade já existente, você é chamado de intraempreendedor, que é aquele que empreende dentro da empresa de outras pessoas. Continue assim! Sem dúvida você terá um futuro brilhante.
Agora, se você sonha em ter a sua própria empresa, desenvolver alguma atividade ou serviço, criar um produto, você é um empreendedor. Aliás, empreender é um grande sonho dos brasileiros e o Brasil é conhecido internacionalmente por sua quantidade e qualidade de empreendedores. Existe uma pesquisa internacional chamada GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que iniciou suas atividades em 1999/2000, que realiza um estudo comparando informações de empreendedores em 50 países, e o Brasil vem se destacando como um país que possui a maior taxa de criação de novas empresas entre a população economicamente ativa.
Com a minha experiência e o desejo de contribuir com você, nesta coluna, o meu objetivo é trazer exemplos reais e ferramentas simples, para que este tema de empreendedorismo seja simplificado e vocês consigam inserir em suas atividades – esteja você já empreendendo ou não.
Sugiram temas de interesse – eu estarei atenta para trazer um conteúdo atualizado e dinâmico para a sua vida profissional.
Desejo que este ano seja de muito desenvolvimento e realização dos seus projetos, que a gente os tire do papel juntos e faça a diferença em nosso país e (por que não?) no mundo. Te convido para a próxima coluna. Vamos conversar sobre a importância de definir objetivos claros e conhecer uma ferramenta para te ajudar a iniciar seu projeto. Até breve!
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.