Na foto: Eduardo Barbato (Divulgação)
Tontongue, empresa do brasileiro Eduardo Barbato, é uma das dez corporações selecionadas para programa global de expansão
A startup Tontongue, pioneira no desenvolvimento de um marketplace de interpretação simultânea para conferências internacionais, está expandindo sua atuação global e entrou para o programa de pré-aceleração StartClub-BNE, apoiado pelo governo de Queensland, na Austrália. A iniciativa tem como objetivo apoiar fundadores de startups em estágio inicial, fornecendo recursos e mentoria para o crescimento de seus negócios.
Idealizada em 2021, a Tontongue tem sede na Austrália – considerando o crescimento do setor de tradução na região – mas utilizou o mercado brasileiro para validar o modelo de negócio. Eduardo Barbato foi responsável por criar uma solução inovadora para a contratação, gestão e execução de interpretação simultânea em eventos. A plataforma permite que milhares de intérpretes trabalhem remotamente, sem a necessidade de deslocamento, enquanto os produtores de eventos contam com uma ferramenta de autoatendimento para contratar e gerenciar os serviços, reduzindo os custos em até 60%.
Mesmo com sede na Austrália, a Tontongue mantém as suas vendas no Brasil, considerando as conexões do fundador, que contribuem para que o mercado brasileiro ainda formule a maior parcela de receita da companhia. A plataforma da startup está presente em eventos nacionais semanalmente e se destaca por oferecer um serviço que independe da localização geográfica de sua sede, já que possui equipes de vendas em países diversos.
A participação no Programa Pré-Acelerador StartClub-BNE é um marco importante para a empresa. Com a oportunidade, a Tontongue terá acesso a uma rede de mentores experientes e especialistas do mercado, que irão auxiliar a startup em sua estratégia de expansão internacional e no desenvolvimento de sua tecnologia. Além disso, a iniciativa oferece diversos recursos para impulsionar o crescimento das empresas participantes.
“É uma conquista fazer parte do programa e contar com o apoio do governo de Queensland. Estamos desenhando um modelo de IA inovador, para dar suporte aos intérpretes e reformular ainda mais este mercado, que está em constante expansão. Estar no projeto irá acelerar esse sonho e também a nossa expansão global, permitindo que mais eventos internacionais tenham acesso a uma solução eficiente e econômica de interpretação simultânea“, destaca Eduardo Barbato, CEO da Tontongue.
Selecionada entre as 10 startups escolhidas para participar do programa, que abrange uma ampla gama de setores industriais, a Tontongue destaca-se como parte de uma iniciativa voltada para impulsionar a inovação e o empreendedorismo no estado. Ao integrar-se a uma comunidade vibrante de empreendedores e especialistas, a corporação está posicionada para alcançar novos patamares de sucesso e impacto no setor de eventos e interpretação.