Relatório da TGT ISG mostra que tecnologias emergentes já moldam a jornada do consumidor, enquanto empresas resistentes à inovação perdem competitividade
A adoção de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), automação, nuvem e soluções imersivas tem acelerado a transformação digital no Brasil. É o que revela o novo relatório ISG Provider Lens™ – Digital Business Innovation Services 2025, que avaliou a atuação de 57 fornecedores e apontou as principais tendências e desafios para empresas que buscam modernizar sua operação e melhorar a experiência do cliente.
O estudo mostra que a digitalização deixou de ser apenas uma melhoria operacional e passou a ser fator determinante para criar novos modelos de negócio, personalizar interações e tomar decisões estratégicas em tempo real. Entre os avanços destacados estão a IA Generativa (GenAI), que transforma o uso de dados e permite antever necessidades dos consumidores com maior precisão, e a automação, que reduz erros e otimiza processos repetitivos.
A IA, em especial GenAI, passa a ser essencial à medida que não apenas melhora as práticas organizacionais existentes, mas as transforma, alterando a maneira como as empresas operam, explica Adriana Frantz, lead analyst da TGT ISG e uma das autoras do estudo. A GenAI é capaz de criar oportunidades que permitam antecipar as necessidades dos consumidores, automatizar processos para reduzir custos e personalizar serviços para aumentar a satisfação do cliente, complementa.
Além disso, a computação em nuvem se mantém como uma das bases da transformação digital, oferecendo escalabilidade e flexibilidade para as empresas. Mas o avanço tecnológico também impõe desafios, como a necessidade de investimentos em segurança da informação, capacitação de profissionais e infraestrutura tecnológica.
Outro ponto relevante do estudo é a ascensão da realidade estendida. Setores como varejo, saúde e indústria já adotam soluções de realidade aumentada e virtual para treinamentos, simulações e experiências de compra mais imersivas. A transformação digital não é apenas uma opção, é uma necessidade. Permite às empresas inovar, adaptar-se às exigências dos consumidores e tirar partido das tecnologias emergentes para um crescimento e sucesso duradouros, afirma Gabriel Sobanski, distinguished analyst da TGT ISG.
O relatório também chama atenção para a importância de mudanças culturais nas organizações. A tecnologia, por si só, não garante resultados. É necessário engajamento interno, planejamento estratégico e fornecedores com capacidade de implementar soluções sob medida.
O ISG Provider Lens™ Digital Business Innovation Services 2025 avaliou empresas em quatro áreas: serviços de transformação digital para grandes contas, serviços para o mercado médio, jornada do cliente e soluções em realidade estendida. Foram apontadas como líderes Accenture, AI/R e Globant (em três quadrantes cada); BRQ, Deloitte, MadeInWeb e Stefanini (em dois quadrantes); e, com destaque em um quadrante, empresas como CI&T, Dedalus, Falconi, GhFly, Meta, TIVIT, entre outras.