Vocês já pararam para pensar neste tipo de turismo? Será que existe?
Que nada, pagar para ter horas de sono tranqüilo num lugar calmo, sem celular, barulho ou qualquer interferência? Será que precisamos disso?
Entendo que nos dias de hoje a tranqüilidade é um luxo e cada vez mais a procura por sossego é uma realidade, vou um pouco além, é uma necessidade humana.
O ser humano ultrapassou limites e a busca por um novo modelo de vida vem se intensificando cada dia mais. A busca por uma cabana, praia ou mata deserta, faz parte do novo modelo de negócio de hotéis, resorts e pousadas especializadas neste tipo de atendimento. Proporcionar atividades que induz ao sono, relaxa, proporciona paz interior e desconecta das telas imersivas é o grande desafio destes empreendimentos que estão longe de uma simples estadia. É luxo puro com alto padrão de conforto.
Algumas prioridades fazem parte deste novo negócio:

  • Isolamento acústico;
  • Controle de iluminação;
  • Temperatura adequada;
  • Massagens;
  • Tecnologia;
  • Aromaterapia;
  • Menus de travesseiros e colchões;
  • Gastronomia especializada;
  • Lençóis de alta qualidade;
  • Máquinas de ruído branco;
  • Experiências personalizadas;


A experiência está alinhada ao conforto e bem estar do individuo, tudo é pensado para despertar o prazer e fornecer as melhores ferramentas para o individuo se concentrar em ser e não em fazer.
Este tipo de turismo está ligado ao Turismo de Bem Estar e terapias holísticas, um conjunto de técnicas que proporcionam experiências anti estresse com foco na saúde mental e descanso profundo.
Algumas projeções para 2030 já ultrapassam US$ 149 bilhões, a cada ano o crescimento da demanda está mais acentuado, por esta razão os investimentos estão acontecendo de modo rápido e com muita variedade.

No Brasil existem vários destinos que possuem qualidades para desenvolver este tipo de turismo, muitos com fantásticos empreendimentos prontos para transformas nossa viagem no mais puro descanso.
Segundo o Booking, 58% dos turistas desejam viajar para dormir melhor, reprogramar o sistema do corpo longe dos gatilhos de estresse, agitação e ansiedade do dia a dia.
Segundo Associação Brasileira do Sono (ABS), mais da metade da população brasileira dorme em média 6 horas por dia, mesmo as pessoas que declaram dormir bem, muitas acordam cansadas, indicando baixa qualidade do sono. Portanto com certeza o mercado para o Turismo do Sono existe e deve ser explorando nos próximos anos.
Pra mim, férias já é a maneira mais profunda de repensar o dia a dia, pois longe da rotina diária tenho a oportunidade rever ações, conceitos e incorporar novas atitudes em minha vida. Agora fazer uma viagem de Turismo do Sono, deve ser incrível e já está programada para 2026 e com certeza passarei aqui contar para vocês
Bora turistar?

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *