Dia 27 de setembro comemoramos o Dia Mundial do Turismo e eu quero aproveitar a ocasião para trazer para vocês dados e informações relevantes para maior entendimento da importância desse setor no cenário brasileiro.

Esta data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980 com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do turismo e todos os efeitos que o desenvolvimento de suas atividades proporciona na economia, cultura, meio ambiente, população e, acima de tudo, no bem-estar coletivo.

Na essência desta comemoração podemos destacar a busca pelo desenvolvimento sustentável, pela preservação ambiental e patrimônio histórico, além da promoção da integração entre os povos e suas diferentes culturas.

A cada ano temos um tema específico que pauta a data e 2023 o tema escolhido foi “Turismo e Investimento Verde”.

Para o setor a preservação do meio ambiente é vital. A emergência climática é uma ameaça real a muitos destinos e à sobrevivência de sua população. O investimento verde não é uma opção é sim uma necessidade, e os principais empresários do setor já aderiram a esta formula, mas ainda há muito a ser feito.

O turismo representa 10% dos empregos do mundo, gera mais de USD 1,8 trilhões em exportações e impacta aproximadamente USD 8 trilhões na economia mundial!  Fonte: IDT-CEMA

É incrível o poder de transformação que isso representa, cabe a todos nós um maior entendimento e divulgação generalizada dos aspectos positivos que isso pode representar para imensas comunidades.

Acredite, Turismo e Investimento Verde é uma realidade próspera a ser buscada porque pode transformar nossa relação com meio ambiente ao proteger a enorme biodiversidade que existe em nosso país.

Vamos ao clássico exemplo de Bonito, cidade com 23.659 habitantes (IBGE2022), localizada no Mato Grosso do Sul. A criação do voucher único já foi um tremendo avanço e transformou a cidade na Capital do Ecoturismo.

A última novidade do destino foi obter certificação de “destino de ecoturismo carbono neutro”, que além de ser necessário, coloca o destino mais uma vez na liderança de novas estratégias para o encantamento da demanda.

Claro que os desafios são enormes e aqui citaremos alguns:

  • Elaboração e implantação de políticas públicas
  • Regulamentação
  • Fiscalização
  • Acesso a crédito
  • Redução de impostos
  • Capacitação da comunidade e empresariado
  • Mapeamento do potencial de cada destino
  • Levantamento de dados e pesquisas

Enfim, como todo bom projeto, esse também precisa de suporte e inteligência, além de envolvimento coletivo e força empresarial.

O mundo já despertou para essa questão, inclusive países europeus estão reestruturando o setor para se adequar e proteger seu patrimônio, pois o excesso de visitantes sem planejamento está provocando muitos problemas. Entrou em cena o ‘anti-turismo’, com várias medidas para desencorajar turistas.  E esse será assunto para a próxima publicação. Aguarde!

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