A inovação está presente em nosso dia a dia em pequenas ações e soluções para os problemas, o mesmo pode acontecer em nossa vida. Quando buscamos uma forma diferente de resolver uma dificuldade ou criar uma nova ideia e, convidamos outras pessoas para debater, estamos usando uma ferramenta criada em 1941 pelo publicitário executivo Alex Osborn. Como já diziam as nossas avós, duas cabeças pensam melhor do que uma. Osborn criou o Brainstorming, uma técnica de criatividade para colocar essa ideia em prática.

O brainstorming, também conhecido como tempestade de ideias é muito utilizado dentro de agências de comunicação e publicidade, mas você pode usá-lo em empresas de diversos segmentos. Quando você leva uma ideia inovadora para sua equipe, empresa ou liderança, e essa ideia é reprimida, estamos prejudicando a execução da ferramenta, e foi exatamente por isso que o autor criou a técnica, que possui algumas regras para que a sua execução seja um sucesso.

A criatividade deve ser estimulada em vários ambientes, principalmente se esse espaço busca trazer novidade na forma de conduzir os desafios. Portanto, esses são os primeiros passos para experimentar a ferramenta.

Não é permitido criticar ou fazer julgamentos às ideias e sugestões. Isso inibe o processo criativo e faz com que as pessoas se reprimam. Todas as ideias criativas e que podem até aparentar ser muito inovadoras e a frente do seu tempo, devem ser estimuladas e bem recebidas. A quantidade de ideias é fundamental, quanto mais sugestões e soluções, melhor será o resultado do trabalho. A partir dessas ideias, ao invés de julgar, você irá desenvolver e melhorar uma sugestão ou solução criativa, afinal, é um trabalho em conjunto.

De forma prática, como podemos utilizar o brainstorming?

Segue um resumo para facilitar o seu entendimento:

  • Você define o objetivo da discussão: Que pode ser para resolver um problema ou trazer uma novidade para a empresa.
  • Escolher um moderador para a reunião. Essa pessoa deve ser a que mais domina a ferramenta, e seu objetivo é estimular os envolvidos para que usem a sua criatividade sem limites e interrupções.
  • Apresenta esse problema para os envolvidos que convidou para participar da reunião.
  • Cada um começa a anotar formas de resolver o problema, ou sugestões de melhoria para o negócio.
  • Inicia a apresentação das ideias, quanto mais este ambiente for de estimulo para a criatividade, melhor. (Eu gosto muito de comprar um bolo de chocolate ou outras guloseimas para essa reunião, isso pode engajar os participantes).
  • Aperfeiçoamento das ideias. Com base em alguma sugestão trazida pelos integrantes, os demais podem evoluir até chegar no objetivo proposto.
  • Fechamento da reunião e agradecimento. Identificar pontos positivos e compartilhar, verificar pontos de melhoria e guardar para a próxima oportunidade. Não é necessário expor nesse momento, mas o moderador deve observar para que não aconteça novamente

 E agora, você se sente preparado para ingressar nessa tempestade de ideias?

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *