Pesquisa da Salesforce revela que 73% dos varejistas no Brasil planejam ampliar uso de IA ainda este ano
O varejo no Brasil passa por um momento de transformação, impulsionado pela adoção crescente de tecnologias como a inteligência artificial (IA) e pelo avanço de estratégias de comércio unificado. De acordo com a sexta edição do relatório Connected Shoppers Report, da Salesforce, 73% dos varejistas brasileiros afirmam que pretendem ampliar os investimentos em IA ainda em 2025 para manter a competitividade no mercado.
O levantamento ouviu 8.350 consumidores e 1.700 tomadores de decisão do setor de varejo em 21 países. No Brasil, participaram 500 consumidores e 100 representantes de empresas do setor. Entre os entrevistados, 82% dos comerciantes brasileiros consideram que a IA será essencial para competir no varejo dentro de um ano. Já entre os consumidores, 75% demonstram interesse em utilizar agentes de IA para melhorar programas de fidelidade, e 72% esperam respostas mais ágeis no atendimento ao cliente.
Outro ponto de destaque do estudo é a consolidação do comércio unificado. Para 90% dos varejistas brasileiros, integrar canais e operações em uma única plataforma é uma prioridade estratégica. Entre os benefícios percebidos estão maior eficiência operacional e melhor gestão de estoque — aspectos considerados fundamentais para otimizar a jornada de compra e a experiência do cliente.
Apesar dos avanços, o setor ainda enfrenta obstáculos. Segundo o relatório, 56% dos consumidores brasileiros já abandonaram uma compra online devido a dificuldades no processo de pedido. Além disso, 89% dos varejistas relatam que a produtividade das equipes é impactada por processos e tecnologias ineficientes.
A pesquisa também revela mudanças no comportamento do consumidor: 45% já utilizaram IA para descobrir novos produtos. Programas de fidelidade pagos, como Meli+ e Marche Prime, também ganham espaço como novas fontes de receita e engajamento.
“O cenário do varejo brasileiro reflete um momento de transformação impulsionado pela crescente adoção da IA e pela busca por experiências de compra mais fluidas e personalizadas. Já podemos observar a utilização de agentes autônomos voltados para reabastecimento, marketing, fidelidade, devoluções e trocas, entre outros”, explica Marcelo Toledo, Diretor de Indústrias para Varejo e Consumo da Salesforce para América Latina. “Os varejistas que investem em tecnologias que otimizem suas operações, melhorem o atendimento ao cliente e impulsionem o crescimento dos negócios estarão à frente deste novo cenário do consumo no Brasil”, conclui.