Olá, pessoa. Tudo bem?
As estratégias para a black friday devem ser pensadas e planejadas com boa antecedência, uma vez que essa data ganhou grande importância no comércio varejista. Essa data especial do varejo ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. É uma tradição do mercado americano no qual as principais varejistas concedem grandes descontos em seus produtos.
Neste texto, apresento 10 dicas de ações estratégicas que podem melhorar a sua comunicação, assim como o resultado que a sua empresa pode obter durante a black friday.
5 dicas para antes do dia
- pensando no novo comportamento do consumidor, boa parte das compras ocorrerá em ambiente digital. Mas, para isso, conheça bem a infraestrutura do seu comércio eletrônico para evitar quedas de servidores devido ao aumento de tráfego;
- converse com a sua base de clientes por meio de uma pesquisa enviada por e-mail para conhecer a expectativa deles em relação a essa data;
- conheça muito bem o seu estoque para saber quais produtos podem ir para a promoção e quais são aqueles que mais atraem o consumidor para realizar a compra dos seus produtos ou serviços;
- Lembre-se de utilizar gatilhos mentais no seu material de comunicação para criar senso de urgência ou escassez, levando a sua base a agir mais rápida para realizar a compra;
- Faço o uso de cupons enviados por e-mail para valorizar os seus clientes recorrentes.
4 estratégias para o dia da black friday
- Tenha um SAC treinado e pronto para responder as principais dúvidas dos consumidores. Isso é importante, uma vez que a black friday demanda que a sua equipe dedique mais atenção para evitar que o consumidor vá para a concorrência;
- Faça campanhas de remarketing para aquelas pessoas que visitaram qualquer página e para aquelas que colocaram um produto no carrinho mas não finalizou a compra;
- As capas das suas redes sociais são como vitrines para quem as acessa. Por isso, atualize-as para essa data especial;
- Coloque um pop-up de saída no seu comércio eletrônico com um incentivo para que a pessoa não saia sem realizar uma compra.
Última dica estratégica para o pós black friday
- Para continuar vendendo após a black friday, mantenha o relacionamento com quem realizou uma compra.
Dica Bônus
Lembre-se daquelas pessoas que não compraram. Faça uma campanha com público semelhante nas redes sociais para levar esse público para uma landing page dedicada com uma promoção própria.
Por hoje é isso, pessoa. Aproveite a black friday para fazer ótimas vendas.
Sou um apaixonado por contar histórias e temperar as marcas das empresas que atendo. Sou graduado em Publicidade e Propaganda pela UNIFAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possuo mais de 15 anos de experiência em comunicação e marketing. Atualmente sou sócio e Diretor de Criação na Mokeka Publicidade e professor universitário de Redação Publicitária no curso de Comunicação Social.