Da Redação. Reportagem: Elaine Lina (foto: prefeitura de Atibaia)
Em noite de teatro lotado, Cine Itá foi palco da maior celebração do empreendedorismo feminino que a cidade já viu; o concurso idealizado pela Diretoria da Mulher contabilizou 31 categorias, 163 candidatas, 91 profissionais homenageadas e quase 22 mil votos na plataforma
A noite de 26 de março fechou com chave de ouro o mês das Mulheres em Atibaia. Nesta data o Cine Itá recebeu a cerimônia de entrega dos certificados das 91 profissionais classificadas nas 31 categorias do 1° concurso Destaque Mulheres Profissionais de Atibaia.
Cerca de 350 pessoas estiveram presentes para prestigiar a revelação das três primeiras colocadas em cada um das 31 categorias do concurso – que foi organizado pelo Departamento da Mulher da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). O objetivo era reconhecer e valorizar a importância do trabalho feminino no desenvolvimento da cidade.
Em seu discurso na abertura do evento, o prefeito Emil Ono declarou: “Parabéns a vocês, a todas as mulheres que são empreendedoras na cidade. Eu fico feliz de ver tanta mulher empreendendo na cidade de Atibaia. Cuidar das pessoas e melhorar a economia da cidade é um compromisso do nosso governo e nós estamos à disposição de vocês. Que a gente possa melhorar cada vez mais, criando aqui dentro da cidade uma cadeia onde todos trabalhem conectados“.
O prefeito também reforçou o compromisso da atual gestão com a valorização do papel das mulheres na sociedade e com a promoção da equidade de gênero. Além de elogiar o trabalho das secretárias que compõem o seu governo e a atuação das vereadoras na Câmara Municipal, o chefe do Executivo destacou a força e a diversidade das mulheres que fazem a diferença em diversos setores da comunidade, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento e a prosperidade da cidade.
O concurso
Idealizado pela então Diretora do Departamento da Mulher da SADS, Thais de Cássia, o concurso nasceu como parte da programação especial conduzido por ela pelo Mês das Mulheres, que contou ao todo com 39 ações durante todo o mês de março. O objetivo do concurso foi dar visibilidade e destacar as mulheres que empreendem nas mais diversas frentes de trabalho e atividades na cidade de Atibaia. Uma preocupação desde o início era reconhecer não somente as empreendedoras autônomas – como muitos prêmios semelhantes -, mas também as trabalhadoras em empregos formais, inclusive as dedicadas aos serviços domésticos. Assim nasceram as 31 categorias desta primeira – e já bem sucedida – versão do concurso.
Para todo o planejamento, organização e condução do concurso, de Cássia contou com a parceria essencial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da participação ativa e direta do Secretário Adjunto da SEDEC, André Devecchi, e do Diretor do Departamento de Indústria e Comércio, André Elesbão. O trio repetiu a parceria de sucesso da Rodada de Negócios que a Sedec promoveu nos dias 12, 13 e 14 de março, e que teve uma sessão especial dedicado a homenagear as mulheres.
Sobre o desafio de realizar essa primeira edição do concurso em tão pouco tempo, Elesbão comentou que “Foi um projeto ousado: em pouco tempo desenvolver sistema, organizar as pessoas, publicidade, enfim. Foi trabalhoso mas foi gratificante, porque uma das vertentes que nós temos no Desenvolvimento Econômico é o fomento à atividade econômica. E o empreendedorismo feminino está em alta – a maior parte das pessoas do mundo são mulheres, então acho que é nosso papel – não só no mês da Mulher, mas a todo momento – incentivar o empreendedorismo feminino, dar destaque para essas pessoas”. E complementou: “O evento em si foi ousado, foi grandioso, o ápice dele foi aqui, o Cine Itá está lotado, tendo os destaques – sendo empreendedoras ou sendo as registradas com carteira assinada -, acho que o que valeu foi isso. Mais do que a experiência de fazer um evento grandioso em pouco tempo foi o sucesso – acho que isso fala mais do que qualquer outra coisa: casa cheia e o sorriso no rosto de cada uma delas”, concluiu.
Thais de Cássia também deu uma declaração emocionada ao JVN no final do evento, fazendo um balanço de todo o processo e resumindo o que significou para ela estar à frente desse projeto: “Eu acho que a minha missão é contribuir para a construção de um universo em que as mulheres se unem, se apoiam, trocam, compartilham. É desconstruir o que a sociedade nos impõe, de nos massacrar, de nos fazer dar conta de tudo e até de nos colocar umas contra as outras. De num concurso a gente competir, concorrer, passar a perna. Não. A gente tem que entender que enquanto as mulheres não se unirem, enquanto elas não se ajudarem, a gente não vai chegar a lugar nenhum.”. Depois contou curiosidades sobre como surgiu a ideia do concurso: “Ele foi uma brincadeira que surgiu no dia do meu aniversário, 03 de janeiro. Depois eu trouxe para o Sedec, a gente conversou, e eu sempre achei que ele fosse uma brincadeira. Às vezes as meninas perguntavam ‘o que que agente vai ganhar?’ e eu respondia ‘não vão ganhar nada, é para dar visibilidade, é pra gente saber quem existe’. Então, o que o concurso foi para elas eu não sei, mas para mim, nossa, conhecer essas mulheres… conhecer dona Emiya (*Wada – 3a colocada na categoria Produção Rural), que planta e colhe seu morango… Eu acabei nem falando no púlpito, mas tinha uma participante aqui que está passando por um processo de violência doméstica, outra que perdeu o irmão, outra que não veio para a cerimônia porque está no hospital com a filha com dengue. Então ficou claro para mim que ser mulher não é fácil, que a mulher tem muito mais desafios, e que é por isso que a gente tem que se ajudar”, concluiu, muito emocionada.
Os quase 22mil votos foram recebidos e contabilizados por meio de uma plataforma desenvolvida pela área de tecnologia da Secretaria de Planejamento e Finanças. O projeto ficou a cargo do analista de sistemas computacionais Gustavo Santarsiere Etchebehere. “O novo sistema foi inovador em vários aspectos, principalmente no fato de que apresentou várias categorias diferentes para a competição, modelo que será adotado em próximos grandes eventos. Tal sistema também trouxe importantes aprendizados para mim e para a Sra. Thais, os quais serão usados em eventos futuros.“, declarou Gustavo.
Números expressivos
O concurso foi aberto à votação popular por meio de uma plataforma on-line, especialmente desenvolvida para este fim, alcançando a marca de 163 candidatas inscritas. Após validadas as inscrições, as candidatas iniciaram suas campanhas por votos nas redes sociais – e essa estratégia mostrou-se muito eficiente ao alcançar, no final do concurso, a marca de 21.960 votos e 91 mulheres classificadas.
A lista completa com as classificadas em cada categoria e seus perfis nas redes sociais está disponível neste LINK.
A cerimônia
Autoridades da cidade marcaram presença no palco da cerimônia e prestaram suas homenagens a essas profissionais de destaque. Além da Diretora do Departamento da Mulher, Thais de Cássia, que conduziu a cerimônia, o prefeito Emil Ono, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, a secretária de Planejamento e Finanças, Kellen Maria Sartori, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Annibale Tropi Somma e a vereadora Ana Borghi, além da odontologista e especialista em harmonização facial Bruna Ferreira – que representou todas as participantes do concurso – compuseram a mesa de honra e entregaram os certificados às vencedoras.
Cada uma das três mulheres mais votadas em cada categoria recebeu o título de Destaque Mulher Profissional de Atibaia 2024, pelo reconhecimento popular.
Troféu Destaque Mulher Profissional de Atibaia
Além do certificado de classificação nos três primeiros lugares em cada categoria, um prêmio especial marcou o ponto alto da cerimônia: o Troféu Destaque Mulher Profissional de Atibaia – entregue às três primeiras colocadas na votação geral, como forma de reconhecimento especial ao talento feminino no município.
Com 536 votos, o primeiro lugar foi conquistado por Priscila Campos, do Bazar Moda Desapego, inscrita na categoria “Vestuário Adulto e Infantil”. Emocionada, Priscila declarou ao JVN: “É um sentimento inexplicável. Jamais imaginava que ia ser assim. Achei que talvez nem conseguisse o primeiro lugar na minha categoria e eu consegui o primeiro lugar geral, a mais votada. Eu só tenho a agradecer à Prefeitura de Atibaia, à Thais (de Cássia) e toda a organização do evento.“. Sobre como ela alcançou essa marca, Priscila disse que foram muitas pessoas mobilizadas e engajadas na conquista dos votos: “A família inteira, meus pais… Facebook, Instagram, clientes no ‘tête-à-tête’ na loja, minha irmã na faculdade também… A gente fez um mutirão!“, concluiu.
O concurso também teve apoio do Visite Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, que premiou Priscila por ter sido a mais votada na classificação geral. “Foi uma alegria ver tantas mulheres poderosas e competentes juntas recebendo esta homenagem. Aproveitamos para agradecer a Prefeitura de Atibaia pela organização e também a nossa associada, a Pousada Realeza, que presenteou a profissional mais votada com uma diária nesse local incrível e aconchegante”, agradeceu a gestora executiva do ARC&VB, Mônica Fontes.
O segundo lugar ficou com Camila Aparecida Faraço, que concorreu pela categoria “Outros” representando a Liga Atibaiense de Futebol e tendo recebido 490 votos. E com 395 votos, o terceiro lugar ficou com Lea Rosa, sócia da Projetus Engenharia e Regularizações, na categoria Construção Civil. Ambas também levaram o primeiro lugar em suas respectivas categorias.
O prefeito de Atibaia, Emil Ono, reforçou o compromisso da atual gestão com a valorização do papel das mulheres na sociedade e com a promoção da equidade de gênero. Além de elogiar o trabalho das secretárias que compõem o seu governo e a atuação das vereadoras na Câmara Municipal, o chefe do Executivo destacou a força e a diversidade das mulheres que fazem a diferença em diversos setores da comunidade, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento e a prosperidade da cidade.
Impressões das participantes
Falamos com algumas vencedoras para entender o que significou para elas receber esse reconhecimento.
Ana Maria Herrerias, a “Dona Ana”, do Alambique Fazenda Paraíso Atibaia, 1a colocada na categoria “Fabricação”: “Estou me sentindo muito realizada, foi muito bacana o reconhecimento de todas nós, mulheres, não só eu.“
Isla Santos, sócia da Santos & Ferreira Corretora de Seguros e fundadora do Grupo Empreenda Atibaia, de empreendedorismo feminino, que conta com mais de mil integrantes. Foi primeira colocada na categoria Corretagem: “Foi muito emocionante. Eu não esperava, mas eu já estava muito feliz por estar entre as três da categoria e fiquei muito surpresa e muito feliz pela colocação. Só tenho a agradecer às pessoas que votaram em mim.” Isla também falou sobre a representatividade do Grupo Empreenda no concurso, já que havia outras integrantes entre as classificadas, como foi o caso de Priscila Lira, da Franthi Suspiros, primeira colocada na categoria Alimentação – Doces, e também de Eliane Barbosa, da Colher de Doçura – Geléias Artesanais, terceira colocada na mesma categoria: “Isso me orgulha muito, eu sempre sonhei com isso, de ver a ‘mulherada’ empoderada e tendo esse reconhecimento. Agora esse é um sonho realizado. Estar vendo isso aqui hoje, todas essas mulheres felizes, realizadas – porque isso é sim uma realização e nós mulheres adoramos isso, então eu estou muito feliz por todas elas também“, concluiu Isla.
Fran Koto, da Fran Koto Aqui Tem Natura, terceira colocada na categoria Consultora de Beleza: “Foi muito gostoso, muito gratificante, primeiro poder fazer parte dessa massa de mulheres que fazem o negócio girar, que fazem a coisa acontecer. Me sinto extremamente lisonjeada, ainda mais participando com um bebê pequenininho – meu bebê está com oito meses. Então, assim, é muita correria, muita loucura, fazer tudo isso com três empresas, bebê pequeno, casa (me mudei tem seis meses), enfim, está sendo muito bacana, e parabéns novamente a todas as participantes. Foi lindo, lindo, lindo. É muito bom ver a força que as mulheres ganham e a visibilidade também. É como dizer ‘a gente está aqui, a gente faz parte aqui da cidade e vamos fazer o comércio girar’. Acho que esse foi o maior propósito e eu acredito muito que ele foi atingido.” Fran Koto também presenteou algumas participantes com maquiagem para o evento. Sobre esse gesto, ela comentou: “Hoje graças a Deus eu estou em uma posição privilegiada, mas quando olho para os lados vejo outras mulheres batalhando e eu me vejo na pele delas, no início da minha carreira. Houve época de eu não conseguir comprar um salgado que fosse na faculdade, então quando eu ajudo outra mulher é como se eu estivesse me ajudando lá atrás. E não é ajudar outra mulher a ficar mais bonita ou mais cheirosa, apenas. É como se eu estivesse dizendo ‘acredita que vai dar certo’“, encerrou.