O ponto, as variáveis e a tomada de decisão embasada e sem pressa.
Muitos de nós já pensamos em um processo de aquisição de algum modelo de franquia. O modelo é vendido como uma oportunidade promissora para investidores leigos que buscam um modelo de negócio estruturado; que remeta a um potencial de sucesso comprovado pelas práticas diferenciadas que a franqueadora utiliza. Contudo, esse processo exige uma análise detalhada e cuidadosa que perpassa desde estudar o segmento de mercado no qual franquia está inserida, bem como conhecer o desempenho histórico da mesma, do ramo, entrevistar franqueados ativos e inativos, verificar tendências do mercado e regionalidades – tais como perfis de produtos e impostos – para que se possa identificar se o investimento será sustentável conforme prazo de expectativa do retorno do investimento considerando o capital existente a ser aportado.
Estando escolhido o segmento, a contratação de consultorias – que podem ser as do SEBRAE de sua região – são importantes para orientar a decisão de compra ou não. É importante sempre considerar o não como resposta protetiva aos seus investimentos. Por isso, com o auxílio de consultores e advogados especializados em franquias, uma visão macro e, também, detalhada do negócio pode contribuir com informações e avaliações dos riscos e vícios de contrato na viabilidade do negócio pretendido. Considere, portanto, essa etapa como investimento e não custo. A experiência desses profissionais pode ser o diferencial para que o negócio seja saudável e sem vícios de contrato, além de identificar questões burocráticas como licenciamento, de regulamentações e acordos, permitindo assim informações adequadas para que se possa investir em determinado ramo.
Apesar da celeridade que algumas franqueadoras tentam impor entre o contato e o contrato, a decisão de comprar uma franquia não deve ser apressada. Cabe ao interessado e sua equipe avaliar com foco comercial a cidade e o ponto comercial que se deseja alugar ou comprar. Essa avaliação precisa ser independente para trazer possíveis resultados omitidos em propostas e avaliações prospectadas. A localização, nesse contexto, tem foco determinante com impacto direto no sucesso do negócio, influenciando o fluxo de clientes, no custo operacional e sobretudo no capital de giro necessário.
Ainda no que diz respeito ao futuro endereço do seu negócio:
“Não basta ter evidência e muitos acessos, além de demanda alta, se o capital de giro e o fluxo de caixa não acompanharem as necessidades impostas em cada região. Ter pouco asfixia, ter muito pode estrangular”.
De certo, ambos não resolvem, porém mais uma vez o estudo do impacto do seu novo negócio e sobre o seu novo negócio pode te proteger de investir sem conhecimento do que esperar. Caso identifique necessidade, viva a experiência desse ponto por um período de 7 a 10 dias em 2 momentos distintos, sendo dias comuns e em períodos de feriados/férias observando concorrentes e o diferencial que pode ser implementado naquele local/bairro, bem como o hábito das pessoas e carros que transitam pela região. Avalie, contudo, com olhar de quem consome, e não de quem quer vender.
Não seja furtivo, invista o tempo necessário para que a ideia seja maturada. De posse dos dados obtidos, e em conjunto com sua consultoria, a análise ficará mais enriquecida para avaliar o potencial de sucesso do seu negócio. Desse modo, a decisão tomada será a mais embasada possível e poderá demonstrar, também, empresas franqueadoras mal-intencionadas na venda de um formato inadequado ou mesmo inapto. Construa o seu sim de modo estruturado.
Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.