O ponto, as variáveis e a tomada de decisão embasada e sem pressa.

Muitos de nós já pensamos em um processo de aquisição de algum modelo de franquia. O modelo é vendido como uma oportunidade promissora para investidores leigos que buscam um modelo de negócio estruturado; que remeta a um potencial de sucesso comprovado pelas práticas diferenciadas que a franqueadora utiliza. Contudo, esse processo exige uma análise detalhada e cuidadosa que perpassa desde estudar o segmento de mercado no qual franquia está inserida, bem como conhecer o desempenho histórico da mesma, do ramo, entrevistar franqueados ativos e inativos, verificar tendências do mercado e regionalidades – tais como perfis de produtos e impostos – para que se possa identificar se o investimento será sustentável conforme prazo de expectativa do retorno do investimento considerando o capital existente a ser aportado.

Estando escolhido o segmento, a contratação de consultorias – que podem ser as do SEBRAE de sua região – são importantes para orientar a decisão de compra ou não. É importante sempre considerar o não como resposta protetiva aos seus investimentos. Por isso, com o auxílio de consultores e advogados especializados em franquias, uma visão macro e, também, detalhada do negócio pode contribuir com informações e avaliações dos riscos e vícios de contrato na viabilidade do negócio pretendido. Considere, portanto, essa etapa como investimento e não custo. A experiência desses profissionais pode ser o diferencial para que o negócio seja saudável e sem vícios de contrato, além de identificar questões burocráticas como licenciamento, de regulamentações e acordos, permitindo assim informações adequadas para que se possa investir em determinado ramo.

Apesar da celeridade que algumas franqueadoras tentam impor entre o contato e o contrato, a decisão de comprar uma franquia não deve ser apressada. Cabe ao interessado e sua equipe avaliar com foco comercial a cidade e o ponto comercial que se deseja alugar ou comprar. Essa avaliação precisa ser independente para trazer possíveis resultados omitidos em propostas e avaliações prospectadas. A localização, nesse contexto, tem foco determinante com impacto direto no sucesso do negócio, influenciando o fluxo de clientes, no custo operacional e sobretudo no capital de giro necessário.

Ainda no que diz respeito ao futuro endereço do seu negócio:

“Não basta ter evidência e muitos acessos, além de demanda alta, se o capital de giro e o fluxo de caixa não acompanharem as necessidades impostas em cada região. Ter pouco asfixia, ter muito pode estrangular”.

De certo, ambos não resolvem, porém mais uma vez o estudo do impacto do seu novo negócio e sobre o seu novo negócio pode te proteger de investir sem conhecimento do que esperar. Caso identifique necessidade, viva a experiência desse ponto por um período de 7 a 10 dias em 2 momentos distintos, sendo dias comuns e em períodos de feriados/férias observando concorrentes e o diferencial que pode ser implementado naquele local/bairro, bem como o hábito das pessoas e carros que transitam pela região. Avalie, contudo, com olhar de quem consome, e não de quem quer vender.

Não seja furtivo, invista o tempo necessário para que a ideia seja maturada. De posse dos dados obtidos, e em conjunto com sua consultoria, a análise ficará mais enriquecida para avaliar o potencial de sucesso do seu negócio. Desse modo, a decisão tomada será a mais embasada possível e poderá demonstrar, também, empresas franqueadoras mal-intencionadas na venda de um formato inadequado ou mesmo inapto. Construa o seu sim de modo estruturado.

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