(Foto: divulgação)
Quem visitar a feira de Atibaia vivenciará construções realizadas com sistemas construtivos sustentáveis projetadas em poucos dias prontas para morar e a junção de steel frame com placas ecológicas feitas com a reciclagem de tubos de creme dental
A cada edição a Construexpo Atibaia apresenta inovações e o que está na vanguarda em tecnologia aplicada em construções sustentáveis, seja em produtos ou em construções expostas no local do evento. Para quem visitar a feira entre os dias 15 e 18 de agosto, irá conhecer e vivenciar modelos de casas modulares que estarão expostos na área externa da Estação Atibaia.
Um dos projetos expostos será a construção inédita da casa da Genesis Construtora Steel Frame em parceria com a Ecofour irão apresentar pela primeira vez uma construção inédita à seco, cuja estrutura em steel frame recebe as placas ecológicas feitas produzidas a partir da reciclagem de tubos de pasta de dente.
Essas placas ecológicas substituem a madeira e aglomerados, não contém amianto, são 100% impermeável, produzidas artesanalmente, são versáteis e altamente resistentes à umidade e agentes químicos e podem receber diversos acabamentos como tinta esmalte, acrílica e verniz, entre outros benefícios.
Este inédito sistema construtivo é otimizado e mais organizado, proporcionando economia e redução de desperdícios que pode chegar a 15% do valor da obra, dependendo do tamanho. Outro diferencial que a junção do steel frame com as placas ecológicas, é a redução de até 10% no valor da obra, pois não precisa impermeabilizar a área externa. Como também proporcionam proteção térmica e acústica.
A feira também terá exposta a Casa Sustentável de 50m² construída em 50 dias e que estará à venda durante a feira. Para desenvolver este projeto, o empresário Rubens Chaves, construtor há 30 anos e proprietário da Boutique de Revestimentos Essenciale, uma das expositoras do evento, convidou parceiros para este desafio.
Com um novo conceito de construção modular, a Casa Sustentável que será apresentada na Construexpo Atibaia, terá estrutura executada pela Moduvida usando o sistema construtivo misto composto por steel frame e perfil estrutural metálico por onde já se instala, simultaneamente, toda hidráulica, elétrica e isolamento térmico.
Assinado pela arquiteta Anna Letícia da Villa Arquitetura e Engenharia, o projeto arquitetônico e decorativo terá elementos sustentáveis, paleta de cores neutras e uma linguagem contemporânea e industrial. Para criar um ar de aconchego e mais intimista, a arquiteta utilizará o teto vinílico em forma curva, produzido pela Araforros, que alia tecnologia e inovação e formas orgânicas. No acabamento das paredes aplicação de revestimento Brick e no piso revestimento cerâmico rústico, ambos do Studio Morandin. Já no banheiro, o revestimento na área do box é com Barlavento, criando uma atmosfera mais natural e de metais coloridos da Rubinettos uma tendência mundial,Toda marcenaria usada no projeto da Casa Sustentável será executada pela Projeta e Decora.
Todas as empresas participantes deste projeto são da região bragantina, uma premissa importante que Eliane Dias, CEO da Construexpo Atibaia, prioriza para valoriza. a produção regional e economia local.
Chalé de Luxo com assinatura
Outro projeto que estará exposto na área externa da Construexpo Atibaia leva a assinatura do arquiteto Felipe Savassi. Os representantes oficiais da Lightwall®, Josué Ribeiro e Alexandre Costa, apresentarão com exclusividade o Chalé Modular de Luxo que traz a inovação na arquitetura modular, combinando funcionalidade e design exclusivo.
Utilizando-se de métodos de construção à seco, o Chalé Modular de Luxo é projetado para proporcionar um ambiente aconchegante, funcional e representa o ápice da inovação revolucionária em construção modular painelizado ou 2D, fabricado fora do canteiro de obra. Esses painéis com estrutura metálica, são compostos por chapa cimentícia com núcleo em EPS, concreto e aditivos com encaixes macho e fêmea.
Com eficiência e rapidez, este método de construção realiza 40m²/dia, quase 5 vezes mais quando comparado à alvenaria tradicional, que por dia faz em torno de 8m²/dia. Outras vantagens deste sistema construtivo, além da rapidez na produção, são; versatilidade, baixo desperdício de material em obra, manutenção de baixo custo, redução de custos, durabilidade, resistência ao fogo, resistência mecânica e conforto térmico e acústico.
Na Construexpo Atibaia os visitantes poderão visitar e entrar neste chalé totalmente mobiliado.
Sobre a Construexpo Atibaia
Realizada desde 2021, a Contruexpo Atibaia é destinada para engenheiros, arquitetos, construtores, paisagistas e empresas que atuam no segmento da construção e construção sustentável.
Apresenta oportunidades de negócios em sustentabilidade com expositores que investem em produtos eco-friendly; desenvolvimento de projetos de infraestrutura e urbanísticos; empresas que oferecem soluções a habitações acessíveis e sociais e as últimas tendências em softwares, aplicativos e plataformas digitais voltadas para o setor da construção.
Para 2024, a 4a edição da Construexpo irá reunir cerca de 100 expositores entre empresas de construção, de tecnologias sustentáveis e de eficiência energética, prestadores de serviços para a construção civil, construtoras e fornecedores em um ambiente propício para o B2B e leads em potencial, já que a região bragantina vivencia um aumento do fluxo imobiliário.
Além destas novidades, a Construexpo Atibaia também realizará eventos paralelos, como palestras com conteúdo importante e atual, ministradas por profissionais especializados, rodadas de negócio com o Sebrae em parceria com a ACIA (de 6a a domingo), cursos e seminários com importantes órgãos do setor tais como GBC Brasil (Green Building Council), CAU-SP, CREA-SP, Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), apoio do CREA-SP e do Mutua- SP, além do Construexpo pra Elas – palestras com mulheres engenheiras e arquitetas somente para mulheres do setor.