Quer empreender e não sabe por onde começar?
Empreender é um sonho para muitos de nós, mas também é um desafio escolher o tipo de negócio para ter sucesso e retorno do valor investido. O modelo de negócio que você escolher, irá determinar o seu potencial de crescimento e a facilidade de escalar sua empresa.
Podemos perceber que algumas empresas conseguem crescer rapidamente, enquanto outras não. Mas, o que faz com que algumas empresas sejam mais escaláveis do que outras?
Se você está nessa fase, começando a empreender e ainda não sabe em que área irá atuar, conhecer quais os tipos de modelos de negócio pode ser um ótimo início.
E afinal, o que é modelo de negócio?
É o plano que define como uma empresa gera valor para seus clientes e como transforma esse valor em lucro. Ele detalha a estrutura da empresa, as fontes de receita e a forma como os recursos são organizados para entregar o produto ou serviço ao cliente final. Existem diversos tipos de modelos de negócios, alguns tradicionais e os mais inovadores, cada um com oportunidades e desafios diferentes.
Por exemplo, uma loja de roupas, que vende produtos físicos, tem um modelo de negócio diferente de uma empresa de serviços, como uma agência de marketing. Cada uma precisa de recursos diferentes e oferece diferentes potenciais de crescimento.
E sobre negócios escaláveis. O que são?
São os negócios que conseguem crescer de maneira exponencial, significativamente, sem aumentar os custos na mesma proporção. A empresa pode crescer sem precisar aumentar a estrutura, pessoal ou operação. Por exemplo empresas de tecnologia, como as que oferecem softwares, aplicativos ou plataformas digitais.
Uma característica comum entre os negócios escaláveis é a utilização de tecnologia e automação. Quando você digitaliza seus processos ou cria um produto que pode ser replicado várias vezes, como um aplicativo, você está construindo um negócio que pode escalar. O custo para adicionar um novo cliente é praticamente zero, com isso, a empresa cresce rapidamente.
Empresas que são escaláveis faz isso:
Uso intensivo de tecnologia: Para criar, distribuir e escalar seus produtos ou serviços. Por exemplo, uma plataforma online pode atender milhares de usuários sem a necessidade de aumentar a equipe ou a estrutura.
Modelo replicável: Pode ser facilmente replicado em diferentes mercados ou regiões sem grandes mudanças. Isso é comum em franquias, por exemplo, onde o sucesso de uma unidade pode ser replicado em várias outras.
Baixos custos variáveis: Custos baixos à medida que crescem. Empresas de software, por exemplo, podem vender o mesmo produto para vários clientes sem que isso represente um aumento nos custos de produção.
Mercado amplo: Empresas escaláveis atuam em mercados com grande demanda e que não precisam atuar em uma região específica. Isso permite que elas atendam a um número muito maior de clientes, sem barreiras de distância.
E os negócios não escaláveis?
Alguns negócios têm características que dificultam o crescimento rápido. Isso não significa que são negócios ruins, mas apenas que seu crescimento tende a ser mais linear e depende de maior investimento. Um exemplo são os negócios de prestação de serviços altamente personalizados, onde o aumento de clientes exige diretamente o aumento da equipe ou das horas trabalhadas.
Os negócios que exigem muito do tempo do proprietário ou que dependem de mão de obra intensiva tendem a ser menos escaláveis. Cada novo cliente ou contrato demanda mais horas de trabalho ou novos funcionários, isso aumenta os custos na mesma proporção que o lucro cresce.
Como escolher o modelo de negócio certo?
Se você quer empreender mas ainda não sabe em qual área atuar, é importante primeiro entender as suas ambições de crescimento. Se o seu objetivo é construir um negócio escalável, investir em tecnologia e em produtos replicáveis pode ser o caminho ideal. Analise também as suas habilidades e os recursos disponíveis. Alguns tipos de negócios exigem mais investimentos no início, e outros podem começar de forma mais simples, com um crescimento aos poucos.
Para finalizar, posso dizer que não existe uma resposta única sobre qual o melhor tipo de negócio para empreender. Tudo depende dos seus objetivos, do mercado em que deseja atuar e do quanto você está disposto a investir.
O importante é conhecer as opções e entender qual modelo de negócio se encaixa melhor com a sua visão de futuro. Independentemente da escolha, com planejamento e execução, qualquer negócio pode alcançar o sucesso.
Me conta, o negócio que tem possui ou pretende abrir pode ser mais escalável do que é hoje?
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.