Estudo revela que os festejos movimentam comércio, turismo e serviços, além de gerar oportunidades para trabalhadores autônomos e pequenos empreendedores

As festas juninas, além de tradição cultural, representam um impulso relevante para a economia brasileira. É o que mostra uma pesquisa inédita da Serasa, realizada em parceria com o Instituto Opinion Box. O levantamento apontou que 62% dos brasileiros esperam obter renda extra com os festejos de junho, enquanto 61% acreditam que o período impacta positivamente os setores de comércio e serviços das cidades.

Mais vendas e geração de empregos

O estudo, que ouviu 2.306 pessoas em todas as regiões do país, revelou que 67% dos entrevistados percebem aumento nas vendas do comércio local durante o mês de junho. Para 64%, o setor de alimentação — incluindo bares, restaurantes e barracas de comidas típicas — é o mais beneficiado. Outros segmentos destacados são o comércio estabelecido (51%) e o entretenimento, como shows e eventos culturais (50%).

“Junho é, cada vez mais, um mês de fortalecimento das economias regionais. Os pequenos empreendimentos e os trabalhadores autônomos são os mais favorecidos pela geração de renda extra proporcionada pelas festas juninas, cujas celebrações só crescem”, explica Thiago Ramos, especialista em educação financeira.

Além disso, 45% dos participantes destacaram a valorização de produtos artesanais durante o período, enquanto 40% notaram aumento na oferta de empregos temporários — fatores que impulsionam a movimentação econômica local.

Participação ativa e impacto financeiro

A pesquisa mostrou também que 65% dos brasileiros participam ativamente das festas juninas. A maioria (51%) prefere curtir os festejos em sua própria cidade, mas 14% viajam para celebrar em outras localidades. Nestes casos, o gasto médio por pessoa, considerando deslocamento, alimentação, passagens e hospedagem, é de até R$ 300.

O levantamento também apontou que, entre aqueles que projetam renda extra com as festas, metade pretende utilizar o valor para quitar dívidas — um indicativo da importância do evento para o equilíbrio financeiro das famílias.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *