Levantamento da AWS aponta que 31% das empresas desenvolvem novos produtos com base na tecnologia e 78% acreditam que a IA transformará seus setores nos próximos cinco anos
Mais da metade das startups brasileiras já incorporam inteligência artificial (IA) em suas operações. Segundo o levantamento “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil”, realizado pela Amazon Web Services (AWS), 53% dessas empresas utilizam a tecnologia em seus negócios e 31% estão criando novos produtos ou serviços com base nela. Além disso, 78% acreditam que a IA deve transformar seus setores nos próximos cinco anos.
Uso avançado da tecnologia
O estudo aponta que 22% das startups já consideram a IA fundamental para suas operações, enquanto 29% a aplicam em soluções avançadas — um índice bem acima da média nacional, de 12%. Outro dado relevante é que 37% dessas empresas contam com profissionais especializados na área, sinalizando uma aposta no desenvolvimento interno da tecnologia.
Cenário brasileiro
O ambiente de negócios também favorece a expansão. Para 70% das startups, o Brasil é competitivo para novos empreendimentos, principalmente devido ao ecossistema consolidado (40%) e ao acesso a mercados globais (39%). Karina Lima, Head de Startups da AWS no Brasil, destaca que “o dinâmico setor das startups não está somente adotando IA, mas redefinindo processos e modelos a partir dela”.
Impactos da adoção
Em 2024, cerca de 2 milhões de empresas brasileiras passaram a utilizar IA, o que elevou de 31% para 40% o percentual de adoção da tecnologia em um ano. Hoje, quatro em cada dez companhias do país, cerca de 9 milhões de organizações, já utilizam inteligência artificial. Entre essas, 95% relatam aumento de receita e 96% registram ganhos de produtividade, com impactos em áreas como atendimento ao cliente, treinamento de funcionários e desenvolvimento de novos produtos.
Desafios e prioridades
O levantamento também aponta obstáculos para a ampliação do uso da IA avançada no país. Entre eles estão a falta de mão de obra qualificada, incertezas regulatórias e os custos iniciais e de conformidade.
Iniciativas de apoio
Com o objetivo de impulsionar startups em estágio inicial, a AWS lançou em abril de 2025 o programa Startup Inception, que oferece conteúdo técnico e de negócios, além de conexões com investidores e executivos de empresas consolidadas. Atualmente, 150 empreendedores brasileiros participam da iniciativa.

