Por: Érica Borgonovi
Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você. (Gayle Forman)
Diversos gurus da administração, líderes de sucesso, podem afirmar que nossas decisões fazem a diferença em nossos resultados. As escolhas que fizemos antes, nos trouxeram onde estamos, nos fizeram quem somos. E quem é que toma decisões? Líderes? E quem é que é dono do próprio nariz? Somente quem é independente financeiramente? Apenas empresários de sucesso? A melhor resposta é: Todos nós!
Sim, somos donos dos nossos narizes, somos líderes de nossas vidas. Você é líder! Todos somos, devemos ser!
Colocar o Eu em primeiro lugar, desenvolver um olhar voltado a si mesmo, como pessoa, ser, antes de analisar. Ser, antes de julgar e decidir profissionalmente. Liderar sua vida de forma integral.
E quais são as vantagens de estudar, trabalhar este olhar, voltado para dentro?
Hoje os empresários da região puderam assistir à palestra sobre o tema, na reunião de negócios do BNI Gold Atibaia. A Master Coach Érica Borgonovi, representando a empresa Eu Ser, levou o tema Eu Líder, para o encontro. Nesta palestra rápida, muitas provocações voltadas à auto reflexão sobre a satisfação na sua auto liderança.
É possível uma pessoa se sentir egoísta ao olhar para si em primeiro lugar. Porém, ser líder da própria vida, não significa esquecer tudo e todos ao redor, é o oposto! Ao adquirir consciência de sua responsabilidade no próprio desenvolvimento, o ser se torna sustentável e suas realizações significativas.
Ser líder de sua agenda, compromissos, metas e sonhos é assumir as rédeas da própria vida e obter excelência em tudo o que fizer, beneficiando a si e aos que estão ao redor.
E você? Como está conduzindo sua vida? Como está sua auto liderança? É comum para muitos de nós deixar de olhar para as próprias necessidades, sonhos, talentos, prazeres. É comum viver de acordo com o que há, seguir uma multidão, seguir tradições, regras e metas definidas por outros. Expectativas que irão atender às necessidades e objetivos de outros e não dos realizadores.
É preciso se conhecer e desenvolver visão clara dos alvos que se busca acertar. O autoconhecimento traz a responsabilidade sobre escolhas e ações que norteiam o equilíbrio, o crescimento contínuo, a satisfação e a realização que impulsionam o fomento do mundo melhor em si e ao seu redor.
Saiba o que busca! Saiba o que quer! A cada decisão, consciência, autorresponsabilidade!
Se todos nós somos líderes e queremos a propriedade do próprio nariz, como fica um sócio ou um parceiro com quem compartilhamos a liderança, as decisões?
Desenvolva-se primeiro, alcance todo seu potencial para construir a capacidade para mudanças positivas e frequentes. Potencial para acelerado aumento de resultados. Creia, esta auto liderança irá refletir em todos ao seu redor.
Costumo dizer: O olhar para mim, para meu eu, como ser capaz, completo, maior, permite que eu siga em direção à minha melhor versão, a cada dia.
Eu líder ou auto liderança pode ser um ponto de partida. A auto liderança – com eu no centro, no comando, com olhar voltado à minha realidade. Auto, prefixo de origem grega que significa a si próprio, a si mesmo – como base para toda e qualquer realização.
Auto liderança como ponto de partida; poderia ser autogestão, desenvolvimento da autoridade; elevar autoestima, a própria estima; estimular-se pelo auto reconhecimento; obter mais autoconfiança para as próprias decisões; autoconhecimento para saber o que priorizar, para dizer não quando necessário; autodesenvolvimento, saber o que estudar, o que ler, que competências praticar; autogerenciamento, ao cuidar da gestão do tempo, das tarefas, ser produtividade… e muito mais. Com tantas oportunidades para conhecimento, o que você escolhe?
O que escolhe, como ponto de partida, para ser líder de sua vida ou dono do seu nariz?
Quer ser dono do seu nariz?
Comece, dê o primeiro passo hoje mesmo. Perceba a área da sua vida que não tem sido liderada por você mesmo. Visualize o que pode ser melhor. Lidere! Busque por ajuda, se preciso for. Busque, acelere seus resultados, transforme suas realizações em sucesso verdadeiro.
Por vezes, podemos precisar de ajuda para identificar nossas competências, escolher quais devem ser desenvolvidas.
O apoio de um Coach*, ou mentor, pode fazer diferença no tempo de evolução, no acompanhar os esforços necessários; no monitorar os resultados do profissional que busca desenvolver suas competências em liderança.
O que acha de encontrar seu caminho, saber o que deve ser feito e, então, participar ao sócio, marido, esposa? Compartilhar a visão, compartilhar a liderança de seu negócio, sabendo o que quer, conhecendo seus talentos, suas forças, com clareza de objetivos e metas?
A liderança transforma o potencial individual em desempenho coletivo. (Fred Kofman)
*Coach é o profissional que utiliza ferramentas de coaching durante um processo de acompanhamento, para desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Esta metodologia chegou ao Brasil em 1999, portanto é ainda uma nova profissão.
Érica Borgonovi, atua profissionalmente em desenvolvimento humano há 28 anos e pratica a habilidade de ouvir e observar atentamente. Rapidamente identifica potenciais e é absolutamente firme na provocação a novas estratégias e comprometimento a praticá-las. Grande incentivadora da leitura e bons hábitos que possam trazer novas perspectivas ao desenvolvimento individual de cada ser. No trabalho com times, é líder estrategista com resultados expressivos, nas conquistas individuais e coletivas.
Maria Helena Costa atua em desenvolvimento humano desde a adolescência com práticas dirigidas a crianças em favelas e abrigos. Arquiteta e Urbanista como formação primeira, desenvolve nas pessoas o senso do SER SUSTENTÁVEL – o autoconhecimento traz a responsabilidade sobre escolhas e ações que norteiam ao equilíbrio, crescimento contínuo, satisfação e realização que impulsionam o fomento do mundo melhor em si e ao seu redor. Cria novas estratégias em processos, desenvolvidos de acordo com as necessidades mapeadas.
Estas idealistas criaram o Eu Ser, com processos individuais e pessoais para Pessoas, Executivos, Empreendedores, Líderes, Empresas e Times; direcionados por ferramentas e técnicas que permitam:
- a autodescoberta.
- estabelecimento de objetivos claros e com mais facilidade.
- criação e desenvolvimento de habilidades e competências.
- realizações eficazes em tempo reduzido.
- a auto realização.
Acredito que você pode SER quem quiser ser; que você pode FAZER tudo o que se propuser a fazer e que você pode TER tudo o que merecer ter.
Érica Borgonovi
Associada Eu Ser e Master Coach da Vida Nível Dez
@erica_borgonovi – (11) 982201017
BNI Gold é um grupo de empresários de Atibaia e região que se reúnem semanalmente para troca de referências de mercado. Toda a dinâmica é realizada com base na metodologia do maior e mais bem-sucedido programa de networking do mundo: o Business Networking International (BNI), que possui mais de 285 mil membros, está presente em todos os continentes e completa, em 2022, 37 anos de existência com a impressionante marca de 18 bilhões de dólares em negócios fechados para os membros nos últimos 12 meses.