Foto: Daniel Otoch Simões – diretor comercial da J.Simões Engenharia (divulgação)
“Com a Selic caindo, o crédito imobiliário se torna mais acessível, o que aumenta a demanda por imóveis e impulsiona o mercado”, explica o profissional
O cenário econômico e imobiliário do Brasil para 2024 é otimista, de acordo com avaliação do diretor comercial da J.Simões Engenharia, Daniel Otoch Simões. A queda da taxa básica de juros (Selic), que atualmente está em 11,25% ao ano, deve impulsionar o mercado imobiliário, tornando o financiamento imobiliário mais acessível e, consequentemente, aumentando a demanda por imóveis.
“A Selic é um dos principais fatores que influenciam o mercado imobiliário, pois quanto menor a taxa, mais barato fica o financiamento imobiliário. Com a Selic caindo, o crédito imobiliário se torna mais acessível, o que aumenta a demanda por imóveis e impulsiona o mercado”, explica o profissional.
Além da queda da Selic, outros fatores que contribuem para o cenário otimista do mercado imobiliário para 2024 são a retomada da economia brasileira, o aumento da renda da população e a busca por imóveis de qualidade. “A economia brasileira está se recuperando, o que gera mais emprego e renda para a população. As expectativas do mercado é fechar o ano de 2024 com uma taxa de inflação em 3,9%”, comenta Daniel.
Com mais renda, as pessoas têm mais poder de compra e podem investir em imóveis, que são uma opção de investimento segura e rentável, é o que destaca o especialista. A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – teve variação, passando de 3,91% para 3,9% este ano, segundo informações do Boletim Focus do Banco Central, divulgado no dia 2 de janeiro.
O aumento da busca por imóveis de qualidade também é um fator que impulsiona o mercado imobiliário. “As pessoas estão cada vez mais exigentes com a qualidade dos imóveis, pois elas procuram localização privilegiada, infraestrutura completa e acabamento de qualidade”, acrescenta Daniel.
Investir em imóveis é vantajoso?
De acordo com o diretor da J.Simões, investir em imóveis é uma opção segura e rentável, pois eles têm valorização constante. “Os imóveis podem ser utilizados para moradia ou locação, gerando renda passiva. Inclusive, conseguem ser utilizados como garantia para empréstimos, o que pode facilitar o acesso ao crédito”, explica ele.
Dicas para investir em imóveis
Para investir em imóveis com segurança e rentabilidade, é importante seguir algumas dicas:
- Faça uma pesquisa de mercado para identificar as melhores oportunidades de investimento;
- Considere o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros;
- Faça uma análise de crédito para garantir que você poderá arcar com as parcelas do financiamento, se for o caso;
- Contrate um profissional qualificado para assessorá-lo no investimento.