Iniciamos, na última postagem da coluna, uma série de artigos sobre o Modelo de Negócios Canvas, que é uma ferramenta abrangente para ajudar empreendedores a visualizar, desenvolver e inovar em seus modelos de negócios. Um dos componentes mais críticos desse modelo é a “Proposta de Valor”, que tem um papel importante na definição do valor que uma empresa oferece aos clientes.
Mas afinal, o que é proposta de valor? É a essência do que uma empresa promete entregar aos seus clientes. Ela vai além de simples produtos ou serviços e destaca por que os consumidores escolheriam a sua oferta em vez de outra. É a resposta à pergunta: “Por que os clientes deveriam escolher a minha empresa?”
Ela deve conter soluções para necessidades e desejos específicos do cliente. Que problemas a empresa resolve? Que desafios enfrenta? Conhecer essas respostas é fundamental para desenvolver uma proposta relevante.
A proposta precisa destacar os benefícios tangíveis que os clientes recebem ao escolher a empresa. Isso pode incluir economia de custos, eficiência aprimorada, qualidade superior ou uma experiência única e identificar claramente os elementos que diferenciam a empresa da concorrência. Seja inovação, atendimento ao cliente excepcional ou qualidade superior, os clientes precisam entender o que a torna única.
Para que você tenha ainda mais resultados, a proposta de valor pode incorporar um apelo emocional. Como a experiência do cliente faz com que eles se sintam? A conexão emocional pode ser uma poderosa ferramenta para construir lealdade.
Preparei um manual que vai te ajudar a escrever uma proposta de valor eficaz:
Conheça Seu Público-Alvo:
Antes de criar sua Proposta de Valor, é crucial entender profundamente quem são seus clientes. Quais são seus desejos, dores e necessidades? Uma Proposta de Valor eficaz é adaptada ao público-alvo.
Destaque os Benefícios-Chave:
Liste de forma clara e concisa os benefícios que sua oferta proporciona. Seja específico sobre como sua empresa atende às necessidades do cliente.
Use Linguagem Clara e Atrativa:
Evite jargões complicados. Comunique-se de maneira simples, usando uma linguagem que conecte você com seu público-alvo. A clareza é muito importante para garantir que a mensagem seja compreendida.
Mostre, Não Apenas Conte:
Utilize exemplos e casos reais para ilustrar como sua empresa entrega valor. Isso torna a Proposta de Valor mais tangível e concreta para os clientes.
Destaque Elementos Visuais:
Integre elementos visuais, como gráficos ou imagens, para tornar a proposta mais atrativa. Uma representação visual pode ajudar na compreensão e retenção da mensagem.
Seja Autêntico:
Construa uma proposta autêntica que reflita verdadeiramente a identidade da empresa. A autenticidade cria confiança, um componente essencial para a fidelidade do cliente.
Revise e Atualize:
Não é estática. Periodicamente, revise e ajuste com base no feedback do cliente, mudanças de mercado e evolução do negócio.
A sua proposta é a promessa que define a experiência do cliente e diferencia uma empresa no mercado. Ao entender os elementos-chave e seguir essas dicas para desenvolve-la, vocês podem criar um alicerce sólido para o sucesso. Lembre-se, uma proposta de valor eficaz não apenas vende produtos ou serviços, mas cria uma conexão duradoura com os clientes, gerando confiança e lealdade.
Espero ver a sua proposta e saber se os benefícios já estão sendo percebidos. No próximo artigo, vamos conhecer mais sobre a segunda parte do canvas, o segmento de clientes.
Espero te ver por aqui!
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.