Olá, pessoa. Tudo bem?
Meta uma ideia na sua cabeça: a sua marca não pode ter dupla personalidade. O discurso precisa ser o mesmo, em todos os ambientes dos quais ela participa. Mas o que você precisa entender é que marcas sem propósito estão fadadas ao fracasso.
Certa vez, durante uma reunião de alinhamento de projeto, perguntei qual era o objetivo da empresa. A resposta, um tanto quanto óbvia, era aumentar o faturamento em alguns ‘porcentos’. Até aí, nada de diferente. Aprofundando um pouco mais, perguntei qual era a imagem que a marca queria passar para o consumidor. Um longo silêncio e olhares para o nada tentando buscar uma resposta. Depois de um longo pensar, veio a resposta mais clichê possível: ser reconhecida como a empresa que fabrica os melhores produtos.
Esse é o tipo de resposta de uma marca sem propósito. Aquela marca que prega um ecossistema empresarial sustentável, mas não aplica isso. Trata funcionários, stakeholders e consumidores apenas como números. E aqui entra a marca de dupla personalidade.
Ter um propósito, uma razão de existir, é importante para manter os negócios em pleno funcionamento. Primeiro, porque os consumidores estão mais conscientes. Assumiram o protagonismo da compra e apenas a fazem quando se identificam com a marca. Segundo, esses mesmos consumidores estão dispostos a pagar mais pelo seu produto.
Nessa mesma conversa de alinhamento de projeto, perguntei sobre os colaboradores da empresa. Como era o relacionamento e a comunicação com eles. Fiquei surpreso com a resposta em forma de pergunta: “O que isso influencia no seu trabalho?”. Resposta curta: “Influencia em tudo!”. Resposta longa: se o colaborador é deixado de lado pelos gestores da empresa e a comunicação acontece apenas de forma vertical, de cima para baixo, não há engajamento para construir uma equipe coesa e motivada a atingir a meta.
Assim como o verso apresenta uma unidade de sentido no poema, o propósito da marca deve fazer sentido para a marca. Não adianta querer salvar o mundo, se não consegue salvar o seu próprio bairro.
E agora, com o avanço da tecnologia e acesso à internet, como a sua marca irá se comportar no metaverso? Essa é uma conversa para um outro artigo.
Quer ler mais sobre propósito de marca e como aplicá-la em sua empresa? Deixe o seu comentário que terei o maior prazer em responder.
Até o próximo texto.
Sou um apaixonado por contar histórias e temperar as marcas das empresas que atendo. Sou graduado em Publicidade e Propaganda pela UNIFAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possuo mais de 15 anos de experiência em comunicação e marketing. Atualmente sou sócio e Diretor de Criação na Mokeka Publicidade e professor universitário de Redação Publicitária no curso de Comunicação Social.