Feira acontece de 15 a 18 de maio e os destaques refletem as mudanças nos hábitos do brasileiro, como a hiper segmentação, o crescimento do consumo de alimentos frescos e saudáveis e o aquecimento do mercado nacional
A APAS SHOW, reconhecida como a maior feira de alimentos e bebidas das Américas e o maior evento supermercadista do mundo, chega à 37ª edição com o propósito de ser uma verdadeira fonte de negócios, por meio do relacionamento com expositores nacionais e internacionais, da geração de conexões e das diversas palestras com profissionais renomados do mercado. A APAS SHOW 2023 será realizada entre os dias 15 e 18 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Para este ano, a feira conta com cerca de 850 expositores, sendo mais de 200 internacionais, distribuídos em cinco pavilhões e 78 mil m² de exposição. “A APAS SHOW é uma verdadeira fonte de negócios e uma vitrine muito importante para o segmento supermercadista brasileiro. A APAS planeja receber mais de 120 mil visitantes, sendo 70 mil CNPJs e para este ano a expectativa de negócios da feira gira em torno de R$14 bilhões”, comenta Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS.
Organizada pela Associação Paulista de Supermercados, a APAS SHOW 2023 reforça o conceito “Além de Alimentos”, que reflete seu posicionamento de oferecer absolutamente tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas, incluindo tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e conteúdos relevantes para o varejista.
As novidades dessa edição refletem as mudanças nos hábitos do brasileiro, como a hiper segmentação, o crescimento do consumo de alimentos frescos e saudáveis e o aquecimento do mercado nacional. “Nos últimos anos, acompanhamos muitas mudanças sociais que se refletem nos hábitos de consumo do brasileiro. A APAS SHOW 2023 trará temas e lançamentos que estão em sinergia com essas transformações e mostram um caminho sem volta para o varejo nacional”, completa Corrêa.
Supernova | Expanda Seu Futuro
A principal fonte de conteúdo e atualização para profissionais do setor é o Congresso de Gestão que, este ano, terá como tema “Supernova — Expanda o seu futuro” e trata da hiper segmentação dos formatos e canais de vendas, da diversificação no comportamento de consumo e da necessidade do setor supermercadista em acompanhar essas transformações e oferecer novas experiências aos consumidores.
Serão 92 palestrantes especialistas em diversos temas. Entre os nomes confirmados estão o americano Lee Peterson, vice-presidente executivo de marca, estratégia e design da WD Partners, e a britânica Kate Ancketill, CEO da GDR Intelligence, especialistas em varejo e negócios do futuro, respectivamente.
O congresso conta uma estrutura composta por um Grande Auditório e mais seis espaços temáticos: Dimensão Humana, E-commerce, Expansão Digital, Novos Formatos, Transformação Estratégica e Varejo Físico.
Produtos Naturais e Orgânicos
Atenta às mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro e com o objetivo de promover o setor, destacando seu crescimento, sua importância e suas oportunidades, a APAS SHOW terá o Pavilhão Amarelo exclusivo e dedicado ao FFLV (flores, frutas, legumes e verduras) e todas as suas frentes.
A área contará com 1.500 metros quadrados e estará dividida em três temas: Fresh station, de produtos orgânicos; Fresh farm, espaço de experiências, e Natural station, com itens saudáveis e naturais.
Presença Internacional | Ronda Latinoamérica
Para fortalecer o posicionamento da APAS SHOW como maior evento supermercadista do mundo, a APAS SHOW 2023 terá a presença de expositores internacionais, de países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Chile e México, que foram abordados e convidados durante a Ronda Latinoamérica, por meio de parcerias com governos e suas agências.
Conexão de Negócios
Principal ferramenta de aproximação entre quem tem interesse em oferecer produtos e serviços e potenciais compradores, a “Conexão de negócios” é um espaço exclusivo em que, mediante agendamento antecipado, reuniões privativas entre empresários acontecem durante a APAS SHOW 2023, garantindo agilidade e otimização nas conversas e tratativas.
As reuniões são marcadas a partir da análise do perfil preenchido pela empresa ao se inscrever e têm duração máxima de 30 minutos, garantindo agilidade e otimização entre as diversas possibilidades dentro da APAS SHOW 2023.
Prêmio Stand APAS SHOW by POPAI Brasil
A APAS SHOW também realiza neste ano o tradicional Prêmio Stand APAS SHOW, uma iniciativa da APAS — Associação Paulista de Supermercados em parceria com POPAI Brasil (The Global Associoation for Marketing Retail). O prêmio tem como objetivo incentivar e reconhecer os expositores mais criativos e inovadores nas seguintes categorias: melhor conceito, em que são analisadas a estrutura de construção do espaço, originalidade, mobiliário, decoração e práticas de ESG; melhor ação promocional, ou seja, o expositor que promoveu as melhores iniciativas para atrair o público ao estande; melhor comunicação visual, que causou maior impacto de comunicação visual aplicada; melhor visual merchandising, aquele que expôs os produtos da melhor maneira; melhor estande sustentável, em que será destacado o expositor que reduziu a quantidade de resíduos, fez uso eficiente da energia, promoveu a reciclagem, a sensibilização e a educação ambiental; e melhor estande internacional, valorizando a marca estrangeira que apostou em um espaço diferenciado para atrair os visitantes.
Neste ano, além dos expositores, a APAS SHOW também premiará as montadoras, destacando e reconhecendo quem atua nos bastidores de um grande evento.
Responsabilidade Socioambientais
Atenta à pauta ESG, a APAS SHOW segue aprimorando o controle da destinação de todo resíduo gerado na feira desde 2014. Em parceria com o Center Norte, o objetivo é minimizar ao máximo o volume destinado a aterros sanitários por meio da reciclagem dos materiais em todas as etapas do evento e busca neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, por meio da realização de inventários de emissões e a compra de créditos de carbono de projetos rastreáveis e auditáveis.
Outro destaque é a tradicional arrecadação de alimentos, que ocorre no final da feira, quando os expositores parceiros doam produtos expostos nos estandes e estes são entregues em Ongs e associações parceiras que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Para participar da APAS SHOW 2023, seja como visitante, expositor ou patrocinador, cadastre-se no site oficial Apas Show e aguarde o contato da equipe. Todas as informações sobre conteúdos e credenciamento também podem ser encontradas no site.
SERVIÇO
APAS SHOW 2023
Quando: de 15 a 18 de maio de 2023
Horários: de 15 a 17/05, das 12h às 20h / dia 18/05, das 12h às 18h;
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP (transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê)